Governo de MT realiza Oficina para implantar ações de sustentabilidade nos órgãos públicos

A oficina será voltada para servidores públicos mas as palestras estarão disponíveis no YouTube para o público em geral no canal da Sema

Governo de MT não arrecadou R$ 3,1 bilhões em janeiro; veja os números

O governo do Estado realiza 2ª Oficina A3P voltada para a implementação de ações de sustentabilidade nos órgãos públicos. Apesar da capacitação ser voltada para servidores públicos as palestras que serão apresentadas nas oficinais estarão disponíveis no YouTube para o público em geral no canal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

A palestra de abertura será realizada ao nesta terça-feira (16.11) às 08h e terá como convidados a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, e o biólogo e Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Augusto Vitali.  As outras palestras serão disponibilizadas à medida que forem sendo apresentadas na oficina, seguindo a programação.

O objetivo da oficina é capacitar servidores das instituições, membros da comissão interna, para compreensão da sustentabilidade e elaboração do Plano de Trabalho das Ações Estruturantes e Integradas para cada eixo temático do Programa A3P do Governo do Estado de Mato Grosso para biênio 2021/2022.




Algumas etapas da oficina serão online e outras presencial. Ao fim da capacitação será dado posse a equipe gestora.

Os servidores podem se inscrever por meio do link

Palestras:

– Uso racional dos recursos naturais e bens públicos – Rafael Girão –Gestor Ambiental, diretor da ONG Instituto Agir Ambiental

– Gestão adequada dos resíduos gerados – Patrícia Fazano – advogada especialista em gestão ambiental

– Qualidade de vida no ambiente de trabalho – Sandra Silvério – Psicóloga e Analista administrativa de meio ambiente

– sensibilização e capacitação dos servidores – Giselly Gomes – Seduc/MT

– compras públicas sustentáveis – Denize Cavalcanti – especialista em direito público

– Construções sustentáveis – Eduardo Chiletto – arquiteto e urbanista

Sobre o programa

O programa A3P consiste em inserir a responsabilidade socioeconômica e ambiental no cotidiano dos servidores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do local de trabalho das instituições estaduais. Após o Estado ter aderido à proposta da A3P, em outubro de 2015, mediante assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Sema ficou responsável pela sensibilização, monitoramento e avaliação dos trabalhos realizados pelas comissões criadas em cada secretaria.

O governo do Estado já instituiu em 14 órgãos, por meio de Portaria, as Comissões Internas com vistas à melhoria contínua do processo de gestão, compatibilizando as práticas administrativas à política de prevenção de impactos ambientais e de uso racional dos recursos naturais, conforme preceitua os princípios constitucionais que versam sobre a necessidade de responsabilidade ambiental compartilhada, como tarefa de todos os segmentos da sociedade, do setor produtivo e do Poder Público.

Em março deste ano, por meio do Decreto nº 398/2020, o governo do Estado instituiu a Comissão Gestora Central que tem dentre as atribuições, elaborar o plano de ação dos eixos temáticos do Programa A3P no Estado o que motivou a realização da oficina.