Os participantes do Encontro de Diretores das Escolas Estaduais Indígenas receberam uma boa notícia do secretário Adjunto Executivo da Seduc, Alan Porto. Todos os prédios das 71 escolas e mais as 271 salas anexas serão substituídas pela Escola Padrão Indígena, desenvolvida pelo governo Mauro Mendes. Trata-se de um padrão modular em forma hexagonal, adaptada conforme a necessidade da etnia e, principalmente, levando em conta sua história.
Segundo Alan Porto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) trabalha com um prazo de 120 dias para a finalização do projeto. A próxima etapa é fazer os ajustes complementares e partir para a implantação.
“Fizemos a apresentação de um projeto arquitetônico. Iniciamos com uma consulta a todas às escolas indígenas, por meio das lideranças e gestores. Fizemos um trabalho com a coordenadora de educação indígena, a Seduc e equipe técnica com engenheiros e arquitetos. O resultado foi o melhor possível”, comemora.
Conforme Alan Porto, o projeto é uma proposta flexível sustentável de qualidade e, principalmente, respeitando todas as culturas das etnias e seu histórico. Além disso, um dos destaques é a manutenção e a sustentabilidade. São estruturas metálicas, termoacústicas, resistentes e do que existe de mais moderno em termos de edificações.
Para facilitar a execução da obra, os blocos já vão preparados, com menor uso de mão-de-obra, proporcionando uma construção limpa e rápida.
O projeto é abrangente – pois atende a sede da escola e também as salas anexas. “Temos casos de uma sala anexa com uma turma, mas também com duas, quatro, seis e até oito salas. Em algumas escolas, atendemos a mais de 400 alunos. Por isso, a praticidade de construir a quantidade conforme a necessidade”, assinala.
Em Mato Grosso, a rede estadual de ensino conta com cerca de 12 mil alunos indígenas matriculados.
Dificuldades
Alan Porto ressalta que uma das maiores dificuldades em relação aos prédios escolares indígenas é o desgaste do imóvel, já que não se investe em manutenção preventiva ou corretiva.
“Temos a distância também, como obstáculo, pois existem aldeias localizadas a mais de 300 quilômetros, com acesso de estrada de chão e via transporte fluvial. Por isso, estamos trabalhando de forma diferenciada. O governador Mauro Mendes e o vice, Otaviano Piveta, fizeram uma parceria com os municípios para garantir qualidade e rapidez na execução”, diz.
A apresentação do projeto ocorreu nesta terça-feira (18.09) no período matutino e contou com a colaboração do assessor especial Adão Brizola. Ao final do dia, todos assinaram uma ata reforçando o compromisso da Seduc de respeitar os prazos.