Governo de MT garante funcionamento do Centro de Triagem durante todo o mês de outubro

Centro de Triagem faz os primeiros atendimentos com servidores do Estado para um grande treinamento de todas as equipes - Foto por: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Governo de MT garante funcionamento do Centro de Triagem durante todo o mês de outubro

Em funcionamento desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem Covid-19 continuará prestando atendimento à população durante todo o mês de outubro, com realização de teste do novo coronavírus, consultas e entrega de medicamentos para o tratamento precoce da doença.

Atualmente, Mato Grosso e mais dez estados brasileiros apresentam queda na média de mortes, conforme mostra o balanço do consórcio de veículos de imprensa atualizado na noite desta quinta-feira (01.10).

“Mato Grosso está numa área de estabilidade, mas é importante destacar que temos muitas pessoas passando por aqui e que recebem o diagnóstico positivo para coronavírus, famílias inteiras com a doença. Esses pacientes tem um grande potencial para um quadro de agravamento e consequentemente podem ser hospitalizados. Essa foi nossa preocupação e motivo pelo qual pensamos em estender o atendimento”, explicou Patrícia Dourado, que atua na coordenação da unidade.

Outro importante resultado gerado com ativação do Centro de Triagem foi a redução no número de internação dos pacientes nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede estadual de Saúde. Atualmente, não há registros de espera de pessoas ou dificuldades para encontrar leitos. O mais recente Boletim n° 206, divulgando no final da tarde de quarta-feira (30.09), mostra que a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria ficou em 29%, com disponibilidade de 625 leitos de enfermarias.  Com relação aos registros de ocupação nas UTIs, os números mostram 59,51% com a disponibilização de 187 leitos vagos.

Ainda de acordo com as informações repassadas pela coordenação, a demanda de atendimentos permanece em alta; uma média de 800 pessoas são testadas por dia. Além disso, durante dois meses de funcionamento, a unidade registrou mais de 40 mil atendimentos.

A paciente Maria das Dores de Araújo, moradora do bairro Cidade de Deus, em Várzea Grande, faz parte do grupo de pessoas que procurou a unidade. Com dores no corpo, dor de cabeça, coriza e tosse, ela realizou o teste e o resultado do exame foi positivo. Ela explicou que acredita ter contraído o vírus no trabalho, pois teve contato com o patrão que também está em tratamento contra o coronavírus.

“Eu estou com sintomas, meu resultado deu positivo, fui consultada aqui, recebi medicamento e agora vou ficar em casa para recuperação. Eu tenho certeza que peguei a Covid-19 do meu patrão, ele pegou a doença e está afastado se tratando”, explicou.

Ainda de acordo com as declarações de Maria, o atendimento oferecido pelos profissionais de saúde “é excelente, as meninas são super atenciosas, a médica que realizou minha consulta é um amor de pessoa”.

A paciente destacou ainda que a ação promovida pelo Governo de Mato Grosso “contribui para evitar que os hospitais fiquem sobrecarregados, pois depois do teste, os pacientes são medicados para o tratamento, evitando assim o agravamento da doença”.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

A unidade conta com equipe de 20 médicos, que atendem adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

+ Acessados

Veja Também