Governo avalia isenção de imposto para automóveis antigos

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Governo avalia isenção de imposto para automóveis antigos

O governo do estado sinalizou favorável à isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos automotores com mais de 15 anos de fabricação. O anúncio foi feito pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Santos (PSDB), durante a sessão desta terça-feira (29).

Essa é uma luta antiga encabeçada pelo deputado Gilmar Fabris (PSD). Em março deste ano, ele teve a indicação, nesse sentido, aprovada em Plenário, que foi encaminhada também à Casa Civil, à Secretaria de Fazenda e ao Departamento Estadual de Trânsito – Detran.

Na indicação, Fabris reforça ao governo a necessidade de se aprovar a medida e beneficiar proprietários de carros antigos. Argumenta que a alta carga tributária penaliza a população e destaca os estados que já adotam a mesma iniciativa. É o caso do Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, dentre outros.

Outro fator apontado no documento se refere ao IPVA como uma das fontes tributárias que mais arrecadam, e vem aumentando consideravelmente a cada ano. Isso ocorre devido ao significativo crescimento da frota brasileira. “Pelos motivos expostos, solicitamos o apoio dos nobres pares para a aprovação da presente propositura”, afirma Fabris na indicação.

IPVA – A Constituição Federal de 1988 institui o IPVA e o mantém na competência dos estados e Distrito Federal. Determina que 50% do produto da arrecadação do imposto do estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios se destinarão aos municípios. E, dessa forma, cada estado da Federação possui competência para legislar sobre esse tributo.

+ Acessados

Veja Também