Governo apresenta destinos turísticos de Mato Grosso e fomenta vinda de bolivianos

Equipe da Seadtur com a representante da Embaixada do Brasil na Bolívia, Lesly Machicado Yujra, durante a Expocruz - Foto por: Sedec-MT

Governo apresenta destinos turísticos de Mato Grosso e fomenta vinda de bolivianos

As potencialidades de Mato Grosso como destino turístico foram apresentadas nesta segunda-feira (23.09), na palestra Descubra Mato Grosso, durante a 44ª Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Uma plateia formada pelo trade turístico da região, como agências de viagens e operadoras, e a imprensa especializada conheceu mais sobre o Estado.

“Apesar de serem da área, conhecem pouco sobre Mato Grosso. Falamos sobre os quatro pólos turísticos do Estado – Amazônia, Araguaia, Cerrado e Pantanal, e também sobre a região metropolitana, sempre apresentando os atrativos e a infraestrutura para receber os turistas”, explicou Daniela Freitas Pereira, analista de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso.

A apresentação mostrou os destinos turísticos prontos e que podem ser comercializados, com destaque para o corredor do ecoturismo, que estão em um raio de cerca de 200 km de Cuiabá: Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Jaciara. Ainda foi apresentado o potencial turístico de Cáceres, cidade mato-grossense mais próxima do país vizinho, e também Campo Novo do Parecis, que tem um produto turístico de interesse, que é a vivência indígena e o ecoturismo.

Sobre a Baixada Cuiabana, a analista explicou a herança cultural, característica da região. “Temos herança indígena, portuguesa e africana, nosso folclore é preservado por grupos reconhecidos e premiados internacionalmente, nossa culinária é típica e vale a pena conhecer”, frisou.

Para chegar em Cuiabá, os turistas bolivianos teriam que percorrer mil quilômetros, em média. Durante o evento, Daniela enfatizou as possibilidades de conexão à capital mato-grossense por Brasília ou São Paulo e ainda o voo que deve ser operado pela companhia aérea Azul ligando diretamente Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra.

A Expocruz é uma feira que reúne 28 países e tem como objetivo a prospecção de negócios e a divulgação das potencialidades de cada região. Uma comitiva do Governo do Estado participa do evento que ocorre de 20 a 29 de setembro, em Santa Cruz de La Sierra.

+ Acessados

Veja Também