Gigante do Norte terá ponto de regulação de pacientes

Os pacientes interessados em consultas, exames e cirurgias têm até a próxima sexta-feira (25.05) para realizar o cadastro.

GCom-MT

A 14ª edição da Caravana da Transformação teve início nesta segunda-feira (21.05) no estacionamento do Estádio Gigante do Norte, em Sinop. A expectativa é que neste primeiro dia sejam atendidos cerca de 800 pacientes de Sinop, Cláudia, Itanhangá, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Sorriso e União do Sul.

Quem pretende passar por consultas e exames na caravana, ainda pode fazer o cadastro até sexta-feira (25.05). Basta procurar o ponto de regulação localizado na entrada do evento, portando documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço atualizado.

O ponto de regulação funciona das 7h às 15h, atendendo prioritariamente pessoas acima de 55 anos, de acordo com a portaria Nº 288/2008 do Ministério da Saúde. Ao realizar o cadastro, os pacientes recebem um comprovante com número de protocolo, data e horário de sua consulta. Segundo a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, em casos específicos pessoas abaixo desta idade também podem ser atendidas.

“É preciso que o paciente já tenha passado por um médico especialista, como um oftalmologista ou retinólogo, e tenha em mãos o laudo que demonstre a necessidade do atendimento. É importante reforçar que laudos de Clínico Geral não são aceitos. Tendo todos os documentos exigidos, ele pode procurar o ponto de regulação onde será credenciado e acolhido pela nossa equipe, vai passar pela consulta, exames e depois, se for o caso, pela cirurgia”, explicou Simone.

Atualização do cartão SUS

O Cartão SUS está entre os documentos obrigatórios para a regulação na Caravana da Transformação. Para facilitar a vida do cidadão que precisa de atendimento, o evento conta com uma equipe de técnicos responsáveis pela atualização e emissão do Cartão SUS. Em casos de perda ou extravio do documento, também é possível fazer a consulta do número do cartão por meio do CPF de forma imediata.

14ª Caravana

A Caravana de Sinop vai até o dia 02 de junho. As consultas e exames serão realizados até o próximo dia 27. As cirurgias agendadas terão início no dia 23 de maio e seguem até o último dia do evento. Já os serviços de cidadania serão ofertados nos dias 24, 25 e 26 de maio. Com esta edição, o maior programa de saúde e cidadania do Estado alcança os 141 municípios mato-grossenses.

Além de Sinop, serão atendidos pacientes de Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã, União do Sul, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelãndia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.