Gestores de Campo Verde apontam vantagens do sistema de gestão do TCE

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Gestores de Campo Verde apontam vantagens do sistema de gestão do TCE

Segurança na transmissão de informações contábeis, transparência na gestão, acompanhamento tempestivo das ações pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso e pela sociedade. Essas foram as principais vantagens citadas pelos gestores de Campo Verde sobre o Sistema Integrado de Gestão Pública (Sigesp-MT), um software que traz todas as soluções de informática necessárias para um órgão público cuidar de sua gestão e prestar contas e que foi desenvolvido pelo TCE-MT.

Na quinta-feira (09.02), o presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, esteve em Campo Verde para verificar in loco a implantação do sistema. O município foi um dos três escolhidos para receber o projeto-piloto do Sigesp-MT. Os outros são Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

Antonio Joaquim se reuniu com o prefeito, Fabio Schroeter, o presidente da Câmara de Vereadores, João Narciso Gomes, e as equipes técnicas do Executivo e do Legislativo para reforçar o empenho do TCE no sucesso do sistema, responsável pelo trâmite dos processos contábeis, administrativos, de prestação de contas, gestão de pessoas e gestão tributária. “Prefeitura, Câmara e Instituto de Previdência de Campo Verde terão um instrumento moderno de toda a gestão”, destacou o presidente do TCE.

Além de eficiência, o Sigesp-MT representará economia para as unidades jurisdicionadas, já que esse serviço que o Tribunal de Contas passa a disponibilizar gratuitamente é atualmente contratado pelo poder público. Antonio Joaquim disse que o sistema também traz vantagens para o TCE, como a segurança das informações e a possibilidade de fiscalizar em tempo real todas as informações compartilhadas pelos gestores.

O prefeito Fabio Schroeter disse que o município de Campo Verde quer colaborar com o TCE durante esse período de melhorias do software, mas que considera o produto eficiente. “No período de adaptação tivemos algumas dificuldades, mas estamos trabalhando muito com a equipe do TCE para superar e podermos contribuir com o Estado”.

O presidente da Câmara, João Narciso Gomes, lembrou que o principal beneficiado é o cidadão, pois todas as informações prestadas pela Prefeitura e pela Câmara constarão do Portal Transparência, que pode ser acompanhado pela sociedade. “Todo cidadão deve acompanhar o poder público e saber onde estão sendo aplicadas as verbas públicas”, lembrou.

Coordenadora de Relações Institucionais da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Lieda Rezende Brito informou que assim que o sistema se consolidar nos municípios em que estão implantados os projetos-piloto, a associação irá apoiar o TCE na meta de compartilhar o Sigesp com os 141 municípios do Estado. Esse é o termo da parceria firmada entre as instituições. Lieda destacou ainda que a estimativa é de que a economia dos municípios com a adesão ao software varie entre R$ 40 e R$ 50 milhões.

Participaram também da reunião o vereador Silvio Pereira, o diretor da Câmara Municipal, Evair Amorim, a secretária de Finanças, Leila Camilo, a direitora do Instituto de Previdência de Campo Verde, Mariza dos Santos, o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas, Bruno Anselmo Bandeira, e o auditor público externo Gilson Gregório, que foi designado pela Presidência do TCE-MT para coordenar o processo de desenvolvimento do sistema.

+ Acessados

Veja Também