Gefron apreende quase 2 toneladas de drogas em 2015

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Gefron apreende quase 2 toneladas de drogas em 2015

O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu em 2015, de janeiro à primeira semana de dezembro deste ano, aproximadamente 1.700 toneladas de droga, entre cocaína e maconha. Esse montante supera os anos de 2014 e 2013 inteiros.

Conforme o Gefron, diversas prisões de traficantes foram realizadas durante ações diurnas e noturnas, em conjunto com demais instituições ou em barreiras fixas e volantes, nos 983 quilômetros de faixa de fronteira seca e alagada que separam Mato Grosso da Bolívia. Nesse período, os policiais do Gefron também apreenderam 22.430 mil produtos provenientes de contrabando ou descaminho, 89 veículos foram recuperados, 154 veículos apreendidos, R$ 1.186,108,00 em dinheiro, U$ 516.110,00 mil, 31 armas e 906 munições, entre outros objetos.

O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Jonildo José de Assis, avalia as ações na fronteira em 2015 de forma positiva e destaca o trabalho integrado entre as forças de segurança, que culminou na apreensão recorde de droga este ano. “Deflagramos diversas operações, inclusive com a participação de várias forças policiais da esfera federal e estadual. Desenvolvemos a política de segurança pública junto às autoridades locais e também com o país vizinho, a Bolívia”, comentou.

O comandante pontuou ainda os esforços descomunais de todos os operadores de fronteira, tanto em âmbito administrativo como operacional, durante todo o ano de 2015. “Trabalhamos muito, corremos o tempo todo, na direção certa, com alvo definido, arrimado na lei, ética e compromisso e, por isso, chegamos onde nos propusemos alcançar”, completou Assis.

Para o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, o resultado do trabalho do Gefron é reflexo do investimento realizado em 2015 no grupamento. “O Gefron obteve da Secretaria de Segurança Pública tratamento prioritário com recomposição de efetivo com mais 40 homens, reforço financeiro com a jornada extraordinária e aquisições de viaturas e armamento”, destacou o secretário.

+ Acessados

Veja Também