O abacate, além de ser um fruto delicioso e versátil que é utilizado em diversos pratos como vitaminas, guacamole, sanduíches, saladas, mousses e até mesmo em bolos, além do sabor, o fruto se destaca por seu alto valor nutricional.
O abacate, por exemplo, contém mais potássio que a banana, chegando a aproximadamente 485 mg de potássio a cada 100g. Além disso, é rico em gorduras saudáveis, essenciais para a saúde do coração, e contém diversas vitaminas do complexo B, fundamentais para o metabolismo energético e o funcionamento do sistema nervoso.
Tabela Nutricional (por 100g de abacate)
• Calorias: 160 kcal
• Gordura: 14,7 g
• Proteína: 2 g
• Carboidratos: 8,53 g
• Fibras: 6,7 g
• Vitamina K: 21 µg
• Ácido Fólico (B9): 81 µg
• Vitamina C: 10 mg
• Potássio: 485 mg
• Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): 1,39 mg
• Vitamina B6: 0,257 mg
• Vitamina E: 2,07 mg
Diversos estudos apontam que o consumo regular de abacate traz vários benefícios à saúde. listei alguns desses benefícios abaixo:
1. Rico em gorduras saudáveis – Contém ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), beneficiando a saúde cardiovascular.
– Fonte: Harvard T.H. Chan School of Public Health
2. Fonte de fibras – Melhora a digestão, regula o funcionamento intestinal e auxilia no controle do açúcar no sangue, ajudando a prevenir o diabetes tipo
– Fonte: Journal of the American Heart Association
3. Ajuda na saúde do coração – Rico em potássio, um mineral essencial para regular a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
– Fonte: American Heart Association
4. Possui propriedades antioxidantes – Contém vitamina E, luteína e zeaxantina, que ajudam a proteger a pele e a visão contra danos oxidativos.
– Fonte: National Library of Medicine (PubMed)
5. Aliado na perda de peso – Suas fibras e gorduras saudáveis promovem maior saciedade, auxiliando no controle do apetite e na ingestão calórica.
– Fonte: Journal of Nutrition
6. Melhora a absorção de nutrientes – O consumo de abacate favorece a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) pelo organismo.
– Fonte: National Institutes of Health (NIH)
7. Contribui para a saúde do cérebro – Seu alto teor de folato e vitamina E está associado à redução do risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
– Fonte: Alzheimer’s & Dementia Journal
8. Apoia a saúde da pele e do cabelo – As gorduras saudáveis e vitaminas do abacate ajudam na hidratação e proteção da pele e dos cabelos, prevenindo o ressecamento.
– Fonte: Journal of Cosmetic Dermatology
Variedades de Abacate
Existem diversas variedades de abacate, que são produzidas em diferentes épocas do ano. Em Rondonópolis, por exemplo, o abacate Fortuna é encontrado em abundância nos supermercados e com um bom preço no período atual, pois sua colheita ocorre entre os meses de março e maio.
Outras variedades conhecidas e consumidas no Brasil incluem o Quintal, Margarida, Avocado e Geada, cada uma com características próprias de sabor e textura.
Produção Nacional de Abacate
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil produziu 422.545 toneladas de abacate em 2023, em uma área colhida de 22.697 hectares, resultando em um rendimento médio de 18.617 kg por hectare.
O valor total da produção foi de R$ 918.669, sendo os maiores produtores os estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará.