Frente parlamentar propõe PPP para conclusão das obras do VLT

Redação PH

Redação PH

acidente violento arranca frente de moto 1.000 cilindradas

Frente parlamentar propõe PPP para conclusão das obras do VLT

A Frente Parlamentar em Prol da Retomada e Conclusão das Obras do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) nasce com propostas concretas para a implantação do modal na região metropolitana de Cuiabá. A afirmação é do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), que assume o cargo de coordenador geral.

“Já foram gastos R$ 1 bilhão de dinheiro público. Portanto, a proposta é que esse montante seja absorvido pelo Tesouro como contrapartida do Estado. O restante a ser investido, a proposta é que seja firmada uma Parceria Público Privada (PPP), para conclusão e operação do sistema. Com isso, a parte absorvida pela máquina pública garantirá o subsídio na tarifa”, explica o parlamentar.

De acordo com o deputado, a frente parlamentar irá auxiliar o governo do estado na retomada e conclusão das obras do modal. Além disso, segundo Emanuel, dará oportunidade para a sociedade participar do processo de construção do modal.

“Criamos essa Frente para que a população possa conhecer melhor, expor suas ideias e participar do debate. O nosso objetivo é abrir um canal de discussão com a sociedade civil organizada, com o governo, com autoridades. Afinal, quem decide o futuro do VLT são pessoas que não utilizam o transporte público. Os usuários têm direito de se manifestar”, pontuou.

Na opinião do parlamentar, o governo estadual tem o dever de concluir as obras, já que o sistema irá proporcionar um salto na qualidade de vida dos usuários e impactos em toda região.

“O VLT é a verdadeira transformação no transporte público e a população merece o que há de melhor em termos de qualidade, modernidade e eficiência”, destacou.

A Frente Parlamentar em Prol da Retomada e Conclusão das Obras do VLT é composta pelos membros titulares – Emanuel Pinheiro (PR); Silvano Amaral (PMDB); Max Russi (PSB); Janaina Riva (PSD) e Pedro Satélite (PSD). Os suplentes – Mauro Savi (PR); Gilmar Fabris (PSD); Romoaldo Junior (PMDB); Dilmar Dal Bosco (DEM) e Oscar Bezerra (PSB).

INSPEÇÃO – Membros da Frente Parlamentar farão uma viagem no próximo dia 19 para o Rio de Janeiro. Os deputados vão até lá para conhecer o processo de implantação do VLT no Rio de Janeiro. Diferente de Mato Grosso, 85% da obra já foi concluída. O modal terá uma linha de 28 km e custa praticamente o mesmo que já foi investido aqui no estado. O convite da viagem partiu do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que tem acompanhado o drama vivido em Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também