Frente Parlamentar promove encontro de agentes de saúde e de combate a endemias

Deputados da Comissão de Saúde vistam Hospital Regional de Cáceres nessa segunda-feira
Fablicio Rodrigues/ALMT

Frente Parlamentar promove encontro de agentes de saúde e de combate a endemias

A Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, da Assembleia Legislativa, promove o 1º encontro desses profissionais de Mato Grosso, no dia 21 de agosto, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, das 8h às 18h.

O evento contará com quatro palestras focadas à categoria, com certificado de atualização do Ministério da Educação, e quatro atividades transversais, a apresentação do relatório dos trabalhos da Frente Parlamentar e apresentações culturais.

O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, a Escola Nacional de Saúde Pública e a Fiocruz; além do Qualivida, do Instituto Memória e do Sindicato de Servidores da Assembleia Legislativa.

“Qual é nosso objetivo principal? Proporcionar aos agentes o que eles proporcionaram à Frente Parlamentar. Fomos muito bem recebidos em todos os municípios”.

“Eles interagiram da melhor maneira possível, entenderam que estávamos em um trabalho técnico. Nada mais justo do que retribuirmos à altura”.

“E vamos proporcionar a interação também. É a primeira vez que teremos o encontro de um agente de Sinop com outro de Araguaína. Um de Cáceres com um de Vila Rica. Um de Cuiabá com um de Lucas do Rio Verde”.

“Isso proporciona desenvolver a relação de bons exemplos que temos em várias partes do estado”, afirmou o coordenador técnico da Frente Parlamentar, Carlos Eduardo.

O evento será aberto com uma palestra sobre como desenvolver motivação e depois será realizada a apresentação dos trabalhos da Frente Parlamentar.

O coordenador técnico Carlos Eduardo e a assessora técnica Jozi Francieli vão conduzir a apresentação do que foi realizado em dois anos de trabalho, com detalhes sobre avanços e conquistas para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).

“Muita gente desconhece a realidade dos ACE e ACS. Nós mesmo desconhecíamos no início. Com esses trabalhos, de mais de dois anos, de busca de informações, de idas a Brasília para conhecer as lutas nacionais da categoria, conhecemos e nos apaixonamos pelas duas categorias”.

“E a base do relatório é todo esse trabalho.  Servirá também como uma base de recomendação, com a solução que encontramos para alguns dos problemas da categoria”, disse a assessora técnica da Frente, Jozi Francieli.

Em seguida começarão as palestras de atualização, “Saúde Mental: o olhar e o fazer do ACE e ACS no território”, “Refletindo sobre a integração e as práticas no controle do Aedes aegypti no território” e “Amamentando a comunidade: conquistando territórios para implementação de estratégias de aleitamento materno em Mato Grosso”.

Enquanto isso, também ocorrerão as atividades transversais na Escola do Legislativo, a “Tenda: atenção primária e vigilância em saúde”, “Saúde é meu lugar: mostra de vivência nos territórios”, “Roda de conversa: as práticas integrativas e complementares em saúde e sua importância para atenção primária” e “Sala de cuidado”. O evento será encerrado com atrações culturais.

+ Acessados

Veja Também