Frente Parlamentar da Suinocultura realiza reunião para orientar cadeia produtiva em Cláudia

Redação PH

Redação PH

29 diretórios estaduais ainda não prestaram contas ao tre; prazo termina terça-feira

Frente Parlamentar da Suinocultura realiza reunião para orientar cadeia produtiva em Cláudia

A direção da Frente Parlamentar da Suinocultura e da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) apresentaram o estudo de viabilidade da implantação da cadeia produtiva da suinocultura no município de Cláudia (586 Km ao Norte de Cuiabá) nesta sexta-feira (7/4).

O coordenador-geral da frente, deputado Zeca Viana (PDT-MT), afirmou que a atividade é importante para gerar emprego e renda à cidade.

“Nosso foco é fazer com que realmente a sociedade e a população de Mato Grosso cresçam financeiramente com dignidade humana de se produzir dentro do nosso Estado”, avaliou sobre os benefícios.

Ele disse que a Assembleia Legislativa e seu gabinete estão de portas abertas para atender as demandas necessárias do setor e outras atividades para orientar no que for preciso.

Zeca Viana destacou que é importante os produtores locais e as autoridades fazerem a interlocução com o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e com a técnica e capacitação promovida pela Acrismat.

“Onde nós detectamos nos municípios que há poder público interessado em destravar o desenvolvimento para seus produtores e empresários, a Assembleia Legislativa está pronta para ajudar”.

O diretor Executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues de Castro Jr, lembrou que Mato Grosso já tem desenvolvimento de ponta com tecnologia na agricultura e pecuária. Ele lembrou que projetos como os iniciados em Cláudia também começaram no final da década de 1970 e 1980, em Lucas e Nova Mutum, quando se instalaram com 4 mil matrizes.

“Hoje temos em Mato Grosso 144 mil matrizes de qualidade tecnificada. Este projeto em Cláudia veio para agregar valor aos grãos, que vocês têm aqui. Com essa agregação de valor, vamos trazer rentabilidade ao município e para Mato Grosso”, justificou.

Custódio informou que na região há frigoríficos em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. E caso não houvesse, seria viabilizado. “Temos também frigoríficos que precisam de animais para abate, eu passei antes de vir para cá, especificamente em Nova Mutum, há o Frigorífico Excelência que precisa”, disse.

O prefeito Altamir Kurten (PSDB) afirmou que há condições para a cadeia da suinocultura se desenvolver na região e será um alívio para o nível de desemprego no município. Ele enumerou entre os fatores favoráveis a logística adequada, estradas, frigoríficos, produtores rurais e energia elétrica no campo.

“O próximo passo é agregar valor a nossa produção, aos grãos, para consumirmos aqui mesmo. Nosso município está com mais de 35% de desempregados. Mas, nós vamos fazer novos investimentos para continuarmos a crescer”, ressaltou.

Ele disse ainda que há recursos disponíveis para investimento via governo do Estado para ajudar a desenvolver a nova atividade e novos empreendimentos.

+ Acessados

Veja Também