O União Brasil de Rondonópolis virou uma espécie de bola da vez na disputa eleitoral. A sigla está sendo disputada pelo grupo do deputado estadual Thiago Silva (MDB) e por Cláudio Ferreira, o Paisagista (PL), transformando a reta final da pré-campanha em um verdadeiro “frenesi”.
O motivo é que o União Brasil está literalmente dividido. Na esfera municipal, a sigla está firme na postura de defender a composição com Thiago Silva. Tanto é verdade que a presidente municipal da sigla, a empresária Marchiane Fritzen, deixou claro à reportagem do Primeira Hora que qualquer decisão diferente de Thiago Silva vai prejudicar a sigla na cidade.
“Não tem como, nossa chapa de vereadores foi formada com ele (Thiago Silva) , acaba tudo”, disse.
Ontem, durante a sessão na Câmara, os três vereadores do partido foram unânimes em dizer que a sigla não vai aceitar interferências na cidade. Cido Silva, Ozeias Reis e Roni Cardoso, como em uma jogada ensaiada, declararam que não vão concordar com mudança de rumo na esfera local.
O problema é que na esfera estadual, já existe uma parte da sigla, que defende apoio ao projeto de Cláudio Ferreira e a saída do projeto de Thiago Silva.
A situação do União Brasil está relacionada à eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O governador Mauro Mendes, líder maior do partido, não concorda com o apoio à candidata ao cargo de primeira secretária, Janaína Riva.
Mendes tem deixado claro que pode tirar a sigla de composições com apoiadores de Janaína. O pré-candidato do MDB, Thiago Silva, já declarou que está com Janaína.
Em meio a tudo isso, ontem, enquanto Marchiane estava em uma sala no gabinete do governador, Cláudio Ferreira estava em outra.
Leia mais sobre o assunto: Marchiane nega racha e diz que estão criando “celeuma por nada”
Em tese, o pré-candidato do PL poderá receber o apoio do União Brasil e deixar Thiago sem o partido.
Marchiane revelou que não recebeu, até o momento, qualquer informação sobre uma mudança de rumo e que o partido, ao menos no momento, está com Thiago Silva.
Mas, por outro lado, ela reconheceu que haverá uma reunião da Executiva Estadual na semana que vem, onde deverá haver uma definição final. O partido aguarda a chegada do senador Jaime Campos para fazer a reunião.
Vale ressaltar que, em meio a todo esse barulho, o nome de Marchiane continua colocado como possível vice de Thiago Silva.
Em meio a tudo isso, o PRD, PP e Republicanos, outros partidos que devem formar o arco de alianças de Thiago, já marcaram as convenções, que serão mesmo local das convenções de Thiago, e no mesmo horário. O União Brasil, por outro lado, ainda não marcou.
Fique por dentro das discussões e atualizações sobre esse tema. Acompanhe o Instagram e Twitter do Primeira Hora.