Formação de voluntários é um dos legados da Caravana da Transformação

Redação PH

Redação PH

sinfra pavimenta mt-336 e leva asfalto para santo antônio do leste

Formação de voluntários é um dos legados da Caravana da Transformação

Esta terça-feira (06.06) foi um dia diferente na rotina da comerciante Silvia Regina Aguiar. Às 4h, já estava a postos para trabalhar voluntariamente na 7ª edição da Caravana da Transformação, realizada no município de Alta Floresta (800 km ao Norte de Cuiabá). Sua função era auxiliar na organização da fila e no acolhimento dos pacientes que buscam atendimento oftalmológico.

A experiência não faltou. Silvia já foi voluntária na prefeitura de Alta Floresta, trabalhando com idosos. Bordava, pintava, organizava festas e sentia prazer em estar no meio de pessoas com mais tempo de vida. “É muito gratificante. Parece que eles são mais carinhosos e atenciosos”.

Quando ficou sabendo do curso de formação de voluntários da Defesa Civil, se interessou de imediato, principalmente por um grande sonho que tinha desde mais nova: ser bombeira. “Eu aprendi muito com o curso, mas acho que o principal são as pessoas que eu conheci e que ministraram o curso”, relembrou, com carinho, a voluntária.

A capacitação possui 12 horas-aulas, divididas em três módulos: apresentação da Caravana da Transformação; da Defesa Civil e do voluntariado; primeiros socorros; e noções de combate a incêndio.

A voluntária não teve grandes dificuldades, em especial com o módulo de primeiros socorros. Há alguns anos, uma motociclista sofreu um acidente e Silvia, que estava perto da vítima, acabou socorrendo e salvando a vida da jovem. “Não consigo ser indiferente com quem está próximo a mim”.

É exatamente essa preocupação com o semelhante que a Defesa Civil busca despertar em cada aluno capacitado. “Pessoas que estão querendo ajudar pessoas, esse é o ritmo do nosso projeto”, destacou o secretário-adjunto da Defesa Civil e coordenador de Estrutura e Logística da Caravana, tenente coronel BM Abadio José da Cunha Junior, responsável também pela realização das formações a cada edição.

Desde a primeira edição da Caravana da Transformação, realizada em julho de 2016, 2.264 voluntários já foram formados. Somente em Alta Floresta, 549 pessoas estão aptas para atuarem em situações de emergência. Este é o maior número de voluntários capacitados em todas as sete edições da Caravana, o que deixou o prefeito do município, Asiel Bezerra, orgulhoso do feito.

“A população de Alta Floresta é muito solidária. Quando chamamos a comunidade, ela se solidariza e a prova disso está aqui nestes mais de 500 voluntários formados para trabalharem na Caravana da Transformação”, comemorou o prefeito durante a cerimônia de entrega dos certificados, que ocorreu nesta segunda-feira (05.06).

O coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, elogiou o município não só pela mobilização dos voluntários, como também pela parceria firmada entre Estado e Prefeitura na realização de mais uma edição do evento. “O meu papel aqui é simplesmente agradecer, em nome do governador Pedro Taques, essa participação espontânea na busca de ajudar o próximo”, destacou Arlindo.

Linguagem Brasileira de Sinais

Como novidade para essa e as próximas edições, o curso de Introdução a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), direcionado para voluntários, é uma capacitação de quatro horas-aulas, iniciativa da Secretaria Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Casa Civil. Marcione Mendes de Pinho, secretário-adjunto, diz que o objetivo da capacitação não é só apresentar a Libras aos voluntários.

“São oportunidades como estas que mostram que a pessoa com deficiência auditiva possui plena capacidade de suas funções e não é um pobre coitado. E essa é uma marca deste Governo: a valorização da pessoa com deficiência”, explicou.

Além dessa capacitação, a Secretaria Adjunta da Casa Civil também está trabalhando em uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) para levar um curso mais avançado, de 40 horas-aulas, direcionado a servidores públicos, estudantes e população em geral. A entrega dos certificados ocorrerá na próxima sexta-feira (09.06), às 14h, no Gabinete Itinerante da Caravana da Transformação, durante a reunião com instituições representantes das pessoas com deficiência.

+ Acessados

Veja Também