Ford desenvolve tricô 3D que permite personalizar os bancos do carro

A Ford apresentou na Europa uma nova tecnologia de tricô 3D sem costura, usando técnicas já empregadas na fabricação de tênis de corrida, roupas e móveis. Ela permitirá que o consumidor personalize os bancos do carro, escolhendo tanto os materiais e estampas das capas como a aplicação de bolsos e enchimentos – veja o vídeo.

A tecnologia abre ainda a possibilidade de incorporar novas funções ao tecido, como conectividade, aquecimento, comandos das portas e vidros, recarga sem fio de celular e sensores para o monitoramento da saúde do motorista.

“Adoramos personalizar nossos pertences e, na Ford, estamos usando o processo de design centrado no consumidor para explorar como fazer isso com as capas dos bancos, que podem oferecer também uma funcionalidade intuitiva”, diz Anais Castinel, designer de interiores da Ford Europa. “O tricô 3D oferece possibilidades fascinantes que ultrapassam os limites do design para tornar as viagens mais confortáveis ​​e convenientes.”

Além de dar mais flexibilidade ao design, o tricô 3D reduz as etapas de produção e gera menos desperdício, eliminando a necessidade de cortar e costurar vários tecidos e peças. As máquinas de tricô 3D criam capas sem costura e podem usar diferentes fios, como poliéster, lã, seda, fibra de carbono e materiais reciclados.

O cliente poderá, por exemplo, usar capas diferentes nos bancos dianteiros e traseiro ou feitas especialmente para transportar animais de estimação. A personalização pode incluir combinações especiais de cores e desenhos, além de criações feitas para determinada época ou região. A tecnologia de tricô 3D oferece também maior precisão e qualidade que o revestimento tradicional e ajuste perfeito ao formato do banco, reduzindo rugas e imperfeições.

Outras partes do interior do veículo, como painel e portas, também podem ser revestidas com tricô 3D, usando tecidos decorados com logotipos e desenhos que ganham formas diferentes dependendo do ângulo em que são vistos.

O novo Ford Puma, que chega ao mercado europeu no final do ano, será o primeiro modelo da marca com capas de banco removíveis, por um sistema de zíper integrado. Além de diferentes tipos de tecido ou couro, de acordo com a estação do ano ou preferência, o cliente pode personalizá-las com suas próprias imagens, nome ou logotipo. Por serem laváveis, elas também facilitam a limpeza caso algum alimento seja derramado ou depois de levar o pet para passear, ajudando a manter o interior sempre novo.