Ford conta a história de dez conceitos do Mustang que nunca foram lançados

Redação PH

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Ford conta a história de dez conceitos do Mustang que nunca foram lançados

A Ford revelou nos Estados Unidos alguns “segredos” do Mustang dos anos 60 e 70 que nunca chegaram, de fato, às linhas de montagem, mas ajudam a contar a história do esportivo. Em meio século de existência, o modelo está na sexta geração e a coleção de dez conceitos de designnunca lançados contribui para aumentar a paixão entre os entusiastas e estudiosos desse mítico carro da Ford.

Em cadauma de suas gerações o Mustangsofreu muitas alterações eevoluções, representando a tendência de diferentes épocas.Acoleção de conceitos do início do modelo mostra como se formouo DNAe a personalidade do esportivo mais vendido do mundo.

No desenvolvimento de um novo veículo são produzidos muitos “sketches”(desenhos) e carros em clay (argila)em escala natural.No caso da evoluçãodoesportivo-símbolo da marca, esse processo exigiu ainda muitos protótipos,fase em que se trata de dar forma a um modelo,nas décadas de 1960 e 1970,quehoje formam um interessante museu dos “Não Mustang”.

Conheça as imagens inéditas de dez destes conceitos do puro-sangue:

1961 – Os protótiposiniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang:este modelo foi batizado deAventurae posteriormente deAllegro, mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares.
1962 – Definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada porGene Bordinatjá define perfeitamente as dimensões do modelo final.
1963 – Mais próximo do Mustang: o modelo emargilamostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscriçãoTorino.
1964 – O cupê de dois lugares: a Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares – menor, mas com as mesmas linhas – para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
1965 – Um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.
1966 – Olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.
1966 – Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
1971 – Renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é o emblema do cavalo na dianteira.
1971 – Mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta aos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.
1971 – Procuram-se ideias: a Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.

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