Ford celebra 3 milhões de veículos produzidos na fábrica de Camaçari

Redação PH

Redação PH

novo lincoln alia alto desempenho a inovadoras tecnologias de assistência ao motorista

Ford celebra 3 milhões de veículos produzidos na fábrica de Camaçari

A Ford celebrouo marcode 3 milhões de veículos fabricados no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, umfato históricodaempresapioneira do setor automotivo no Nordeste brasileiro. Além do mercado interno, cerca de 30% desse volume foi destinado à exportação para países da América do Sul e México. O veículo que simbolizou esse número foi um Novo EcoSport 2018, modelo global recém-apresentadono Brasil e que traz um novo padrão no segmento de utilitários esportivos.

Com capacidade de produção de 250 mil veículos por ano, o complexo da Ford na Bahiatrabalhaem três turnoseé responsável pelafabricaçãodos compactos Ka e Ka+, que formam uma das linhas mais vendidas doPaís, além do EcoSport.

“Este éum grandemomento da fábrica de Camaçari”, diz Silvio Illi, gerente da unidade. “Estamosoperandocom capacidade máxima, com o sucesso do Ka ea chegadado Novo EcoSport. Trata-se de umdos maiores programasde desenvolvimento de veículosjá realizados pela Ford, liderado pelo Brasil junto com outros centros de engenharia da marca no mundo.”

O complexo industrial da Ford na Bahia foi inaugurado em outubro de 2001, produzindo inicialmente a Courier e logo depois o Fiesta RoCam. A partir de 2003 iniciou também a produção do EcoSport e, desde 2014, passou a montar a atual geração do Ka – ocasião em que o New Fiesta começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

A Fordfoi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Nordeste e pioneira também com a fábrica de motores 1.0 TiVCT de três cilindros, que equipa a linha Ka. Com o conceito avançado de condomínio industrial, em parceria com os fornecedores, e usando tecnologias avançadas, o complexo da Ford em Camaçari é um dos mais modernos e produtivos do mundo.

A sua implantação trouxe um grande impulso à industrialização e ao progresso da economia regional, gerando impacto positivo tanto no emprego como no nível de renda ao longo de toda a cadeia produtiva.

“O impacto da Ford na região foi muito significativo nestes 15 anos. Houve muitas mudanças positivas no entorno de Camaçari, com a atração de empresas e melhorias na infraestrutura que beneficiam todos os setores de atividade”, completaSilvio Illi.

A fábrica gera atualmente cerca de 7.600 empregos diretos, sendo aproximadamente 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados na planta. Todo o Polo Industrial de Camaçari emprega 15 mil pessoas diretamente.

O complexo da Ford também representou a transferência de tecnologia para a região. Ele é sede do Centro de Desenvolvimento do Produto da América do Sul, um dos oito da Ford no mundo, com equipes de engenharia e design e recursos avançados para a criação, certificação e homologação de automóveis, picapes, utilitários e caminhões.

O lançamento do Novo EcoSport representou mais uma fase de modernização da fábrica de Camaçari. A Ford realizou grandes investimentos na linha de montagem para a produção do utilitário esportivo, que incluíram a instalação de 22 novos robôs na área da carroceria e um sistema a laserde altíssima precisão para a furação da parte dianteira do veículo. Foram feitas também mudanças na logística interna e instalados novos manipuladores pneumáticos e sistemas de controle na linha de montagem para acompanhar os avanços na tecnologia do produto.

+ Acessados

Veja Também