FNDE vai liberar recursos para Plano Diretor e Unemat prevê expansão para o Sul de MT

Redação PH

Redação PH

região norte busca melhorias na saúde e regularização fundiária

FNDE vai liberar recursos para Plano Diretor e Unemat prevê expansão para o Sul de MT

A Universidade de Mato Grosso (Unemat) vai receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados a elaboração de projetos de reestruturação. O novo Plano Diretor da instituição prevê ações para os próximos 10 anos. A liberação dos valores foi tratada nesta quarta-feira, 3, pelo senador Wellington Fagundes, líder do PR, com dirigentes do FNDE – Ministério da Educação. A reunião contou com a presença do deputado estadual Adriano Silva (PSB).

Quando ainda deputado federal, Wellington foi o autor da emenda ao Orçamento da União alocando os recursos ao plano diretor da universidade. Com ele, a direção poderá realizar investimentos que permitam o fortalecimento sustentável e seguro da instituição. “Temos uma luta parlamentar histórica destinada a promover o desenvolvimento e solidificação da Unemat” – disse o senador.

Fundada em 1978 e mantida pelo Governo do Estado, a Unemat conta atualmente com 14.572 alunos matriculados em 74 cursos. Com sede na cidade de Cáceres, região Oeste do Estado, a Unemat tem o caráter multicampi. A universidade mantém cursos nas cidades de Colíder, Juará, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina, Barra do Bugres, Luciara, Alto Araguaia, Vila Rica, Mirassol d Oeste, Pontes e Lacerda, Matupá, Confresa e Juina.

Um dos projetos da Universidade de Mato Grosso diz respeito a sua implantação no Sul de Mato Grosso. Precisamente na cidade de Rondonópolis. A ideia é começar a estruturação do projeto este ano para que em 2017 a universidade já esteja apta a abrir seus primeiros cursos. Ainda este mês, a reitora Ana Maria Di Renzo deverá agendar reuniões de trabalho no município para tratar do assunto. Inclusive com aproveitamento de eventuais estruturas públicas para implantação do campus.

De acordo com o deputado Adriano Silva, ex-reitor da Unemat, a implantação da universidade em Rondonópolis cumpre um plano estratégico de situar a instituição nas principais cidades do interior do Estado. A medida deverá demandar baixo volume de recursos. O planejamento estratégico prevê ainda remanejamento de cursos para estabelecer o princípio da eficiência.

A implantação da Unemat em Rondonópolis, segundo o senador Wellington Fagundes, deverá ser fundamental para ampliar ainda mais a oferta e cursos e vagas no ensino superior para os estudantes do município e da região Sul do Estado. Ele lembrou que vem trabalhando junto ao MEC para consolidação do projeto de desmembramento do Campus da UFMT para criação da Universidade Federal do Cerrado (UFCer).

+ Acessados

Veja Também