FMF divulga ranking de MT, REC e União estão entre os 5 melhores

Redação PH

Redação PH

FMF divulga ranking de MT, REC e União estão entre os 5 melhores

FMF institui ranking de clubes do futebol de MT Visando modernizar o futebol estadual, a Federação Matogrossense de Futebol elaborou, com a aprovação dos clubes, o ranking do futebol mato-grossense.

Esta medida irá trazer, neste primeiro momento, um alinhamento em conjunto com os times, entidades e normatização dos clubes dentro da FMF. “Estamos acompanhando a evolução do futebol nacional, não só dentro de campo, mas como também em sua organização de logística e estrutura. Adotaremos esse novo sistema de pontuação para modernizar nosso futebol e tomar parâmetros em discussões futuras, principalmente para destacar dentro da CBF uma pontuação dos clubes de Mato Grosso. Acreditamos que em um curto período, os clubes e o futebol mato-grossense estarão na elite do nosso futebol” – complementou João Carlos Oliveira, presidente da FMF.

Elaborado nos moldes da convenção de pontos e do ranking nacional de clubes da CBF, o ranking de clubes do Estado priorizou as competições que somem pontos para a entidade na tabela de classificação das federações. Dessa maneira, foram computados os pontos somente para os Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil e Campeonatos Brasileiros das séries A, B, C e D.

Além disso, o ranking de clubes estadual foi organizado dentro do que os clubes realizaram e conquistaram nos últimos cinco anos do futebol nacional, pois o próprio ranking da CBF institui essa medida.

Também foi adotado no ranking de clubes do futebol estadual o peso da tabela da série A, onde os pontos conquistados no ano vigente (N) tem o valor multiplicado por 5. No ano imediatamente anterior (N-1) é multiplicado por 4, ano anterior (N-2) x3, ano anterior (N-3) é x 2 e último ano (N-4) tem os pontos multiplicados x1.

Adotando também o critério de pontuação para os times que disputam os brasileiros das séries A, B, C e D, a FMF estipulou que somem ao ranking anualmente – 1000 pontos para o participante na série A, 500 pontos para o participante da série B, 250 pontos para a série C e 100 pontos para o participante estadual da série D.

+ Acessados

Veja Também