Fifa encontra parte da taça Jules Rimet em porão da sede da entidade

Redação PH

Redação PH

Fifa encontra parte da taça Jules Rimet em porão da sede da entidade

Uma parte da Taça Jules Rimet foi encontrada nos porões da sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. A base do troféu, que foi retirada da taça original em 1954, quando foi feito um novo suporte, será exposta no museu da Fifa, que está sendo construído em Zurique e tem inauguração prevista para março de 2016.

De acordo com David Ausseil, diretor criativo do museu, a relíquia não tem preço. Ele acredita que nenhum presidente da Fifa após 1954 tenha tido contato com o objeto.

– Acreditamos que nenhum presidente da Fifa a viu desde o próprio Jules Rimet – disse Ausseil. – Pensávamos que a base havia sido perdida no Brasil. É como encontrar uma múmia egípcia.

Jules Rimet foi o terceiro presidente da entidade e o mais longevo no cargo. Foram 33 anos entre 1921 e 1954. Ele foi o criador da Copa do Mundo e deu nome à taça que foi entregue até o Mundial de 1970, no México, quando o Brasil conquistou o direito da posse definitiva do troféu ao conquistar o tricampeonato mundial. A partir do Mundial de 1974, o campeão do mundo passou a receber a taça Fifa, entregue até hoje nos títulos da Copa e atualmente na posse da Alemanha, campeã mundial em julho do ano passado.

A base achada nos porões da Fifa é azul e tem dez centímetros. Ela carrega o nome dos vencedores das quatro primeiras Copas disputadas entre 1930 e 1950. Neste período, foram campeões o Uruguai (1930 e 1950) e a Itália (1934 e 1938).

Antes de ser entregue ao Brasil, a taça foi roubada três meses antes da Copa de 1966, na Inglaterra. Mas na ocasião, ela foi recuperada uma semana depois no sul de Londres.

Em 1983, o troféu foi roubado da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Centro do Rio de Janeiro. Os ladrões derreteram o troféu, que, assim, nunca mais foi encontrado.

+ Acessados

Veja Também