Fifa afasta secretário Jérôme Valcke após denúncias

Redação PH

Redação PH

Fifa afasta secretário Jérôme Valcke após denúncias

A Fifa anunciou que Jérôme Valcke foi afastado do cargo de secretário geral da entidade. A entidade divulgou uma nota nesta quinta-feira para comunicar a saída do dirigente francês, denunciado em um esquema ilegal de venda de ingressos no Mundial de 2014. Mais cedo, o "Estado de S. Paulo" e jornais de outros nove países publicaram uma reportagem na qual mostrava as denúncias feitas pelo empresário Benny Alon, acusando o francês de lucrar indevidamente com a comercialização de uma parcela das entradas para a Copa do Mundo no Brasil.

"A Fifa anunciou hoje (quinta-feira) que o seu secretário-geral, Jérôme Valcke, foi afastado e liberado de suas funções efetivas com efeito imediato e até um novo posicionamento da Fifa. A Fifa tomou conhecimento de uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral e solicitou uma investigação formal pelo Comitê de Ética."

Segundo as denúncias feitas por Benny Alon, empresário envolvido desde 1990 na venda de ingressos para as Copas do Mundo, Valcke teria montado um esquema para ficar com 50%¨dos lucros da comercialização de uma parcela dos bilhetes da edição do Mundial de 2014, no Brasil. A comercialização seria por um valor quatro vezes maior em relação ao original, e o dirigente teria arrecadado € 2 milhões (R$ 8,83 milhões, na cotação desta quinta-feira) com a operação.

Segundo o jornal, "desapareceram" 8,3 mil ingressos da Copa de 2014 que seriam vendidos pela JB Marketing, de Benny Alon. A empresa tinha um acordo com a Fifa para comercializar pacotes de bilhetes VIPs a partir de 2013, com a Copa das Confederações incluída. Só que os lucros seriam principalmente com o Mundial no Brasil.

+ Acessados

Veja Também