Considerado um dos principais eventos gastronômicos, culturais e também solidário da região, a Festa das Nações, começou nesta sexta-feira (3) , em Rondonópolis. O evento que dura dois dias e está em sua 11ª edição tem somente um foco: garantir recursos para a manutenção da Divina Providência, um dos principais e maiores projetos sociais da igreja católica de Rondonópolis.
Para esta edição, a Festa trouxe novidades, a um público fiel, que acompanha o evento desde às suas primeiras edições. O professor Marcos Wilson Santana diz que vem à Festa; desde quando o evento começou ainda tímido e que considera a desde ano é a melhor que ele já foi, sem comparada às edições anteriores. “O pessoal pegou o jeito de fazer, hoje as filas estão menores e as opções de comida são muito boas”, disse.
Para este ano, por exemplo, a comissão organizadora, propôs que as barracas de comida ficassem mais espalhadas no local, e não em um somente setor do espaço, onde é festa é realizada, que é o Clube da Fundação Mato Grosso. “Isso evitou tumulto e fora isso, sobrou espaço para as pessoas ficarem”, comentou o professor.
Ele disse que foi ao local com a esposa e seus dois filhos e que no ano que vem está de volta. “Nunca perdi uma e não vou perder as próximas”, disse.
Nesta edição da festa, a procura foi tão grande que os ingressos se esgotaram antes mesmo do primeiro dia das atividades, o que mostra o sucesso e a grandeza do evento.
O organizador do evento, Guilherme Bandeira, explicou que a festa neste ano atraiu um público total de 3,5 mil pessoas.
SERVIÇO VOLUNTÁRIO– Para este ano, o evento contou com a participação de 700 pessoas na organização que trabalharam e trabalham de forma voluntária, desde a limpeza do local, organização e na produção de comida.
O trabalho em alguns casos começa um ano antes da Festa no planejamento e organização e nesta semana, foi intensificado deste terça-feira quando começou a montagem dos estantes e estações.
Vale ressaltar, que muitos dos trabalhadores, são empresários e profissionais liberais, como médicos e advogados, que largam os seus afazeres para se dedicarem a festa.
Um desses exemplos é o empresário Marco Túlio Duarte Soares, que sempre esteve na comissão de frente do evento e tira seu tempo para se dedicar a essa causa. ” É preciso explicar que todo o valor arrecadado vai para a comunidade Divina Providencia, que tem um custo mensal para manter o projeto de R$ 55 mil, sem ajuda do governo municipal, estadual e federal, e o nosso sonho é arrecadar em torno de 600 mil este ano”, disse Túlio.
Outro empresário sempre presente, dentre outros que trabalham no evento, está Fausto Bortolini, entre os mais de 600 voluntários.
APOIO DO EMPRESARIADO– Bandeira ainda explicou que este ano contou com apoio de 250 empresas que ajudaram como patrocinadores e mais 30 que usaram o espaço da festa para expor os seus produtos: como Secredi, TMI, Sallas Construtora, Malai Resort, Unimed, DAF Caramomori, dentre outras.
Os empresários do ramo da construção como Thiago Muniz que representa a TMI e Helmute Hollatz da Sallas, fizeram questão de estar presente no evento, que tem cunho filantrópico.
O organizador da feira ainda explicou que este ano foram 11 estações de comida que foram apresentadas ao público; entre as atrações : barracas servindo dos pratos mais simples ao mais sofisticados.
Nas barracas, os visitantes poderá, saborear o melhor da comida Argentina, Mineira, Italiana, Mexicana, Portuguesa, Americana, Árabe, Gaúcha, Mato-Grossense e Japonesa.
“Eu de coração, eu lhe digo que estou muito feliz, com o resultado da festa, eu estou realizado”, disse.
APOIO À COMUNIDADE– O principal foco do evento é apenas um; garantir recursos e investimentos manutenção principalmente da Comunidade Terapêutica Divina Providência, que presta relevante e importante serviço no estado, na recuperação de dependentes químicos.
Com 30 vagas para pessoas do sexo masculino, a Comunidade Terapêutica, que tem pouco mais de sete anos, é uma referência em recuperação, com resultados acima da média nacional, conseguidos por meio de tratamento especializado e humanizado.
“A Festa das nações para a nossa Igreja é um testemunho de uma comunidade viva! Alegria ver a doação de todos se comprometendo com a Comunidade Terapêutica que têm servido tantas vidas que sofrem pelo álcool e pelas drogas. Nós Igreja Católica acreditamos que seguir Jesus Cristo é se comprometer com os irmãos e principalmente com os que mais sofrem! Profunda gratidão em vermos tantas pessoas comprometidas, católicas ou não católicas, em torno do mesmo objetivo de através da Festa das Nações garantir a continuidade da promoção da Comunidade Terapêutica! Deus abençoe a Comunidade Divina Providencia e a todos que ajudaram de forma direta ou indiretamente! Que nosso senhor misericordioso possa enriquecer as vossas vidas com todas as Graças!”, destaca o padre Erivelton Almeida Postil.