Fazer procedimento estético com profissionais não autorizados é arriscar a vida em uma roleta russa

Sol pode comprometer resultado de uma cirurgia plástica



No dia 09 de janeiro uma mulher de 39 anos morreu em Belo Horizonte ao se submeter a um preenchimento de glúteo em uma clínica de estética que não tinha autorização para fazer esse tipo de procedimento: a bioplastia que é uma técnica para modelagem corporal.

A clínica foi interditada, mas infelizmente a mulher que no intuito de ficar mais bonita ou dar um novo formato ao glúteo escolheu o local errado e acabou perdendo a vida.

Esse não é o primeiro e nem será o último caso em que pacientes se submetem a fazer procedimentos estéticos em locais inapropriados e por profissionais que não tem qualificação para a realização.

Não há nada de errado em querer ficar mais bonita ou fazer um procedimento aqui e outro ali para melhorar a aparência. Só que a pergunta é vale a pena arriscar sua vida por um valor menor em nome da vaidade?

Hoje há muitas facilidades no pagamento e parcelamento de cirurgias plásticas com profissionais habilitados. Então para que se arriscar em clinicas sem autorização para a realização dessas pequenas cirurgias ou procedimentos?

Antes de tomar uma decisão de fazer qualquer procedimento estético que envolva anestesia local procure um cirurgião plástico para  fazer uma consulta saber os riscos, o valor, as formas de parcelamento e ainda se realmente esse procedimento é necessário e possível.

Às vezes o procedimento recomendado a você nem é o que realmente vai te levar ao seu objetivo. Então por isso a necessidade de ser avaliado por um profissional cirurgião plástico. Já vi casos que a paciente chega querendo fazer um procedimento e na verdade não era necessário, mas apenas um retoque e resolveu o que a incomodava.

Pense bem, o preço pode ser acessível e chamativo, mas não se deixe ludibriar e nem aposte sua vida em uma roleta russa. Você pode não estar viva para curtir a mudança em seu corpo.

Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. CRM 4385 e RQE 1266. Email: [email protected]