Fávaro solicita convênio para que MT tenha gestão de pesquisas do Pantanal

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Fávaro solicita convênio para que MT tenha gestão de pesquisas do Pantanal

O vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, se reúne nesta quarta-feira (14.12), em Brasília, com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab. Na pauta da reunião está a solicitação de convênio para que a gestão das pesquisas do Instituto de Pesquisas do Pantanal (INPP) seja feita pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e a garantia de acesso a telefonia móvel para pequenos municípios de Mato Grosso.

A reunião está marcada para as 17h30. Acompanhado do senador José Medeiros e do professor Paulo Teixeira de Souza Júnior, um dos coordenadores da Comissão do Plano Científico que criou o INPP, Fávaro solicitará a assinatura de um convênio para garantir recursos do Ministério para o desenvolvimento das pesquisas.

O INPP foi inaugurado em setembro de 2013 e desenvolve atividades de pesquisa e pós-graduação. O Instituto ainda é ligado ao câmpus avançado do Museu Paraense Emílio Goeldi, apesar de ter sede no câmpus da UFMT. O INPP é um núcleo fundamental de formação de conhecimento científico e de estudo sobre a biodiversidade e a realidade sociocultural formada em meio a maior planície alagada do mundo.

Internet

O vice-governador também irá tratar as demandas recebidas no interior do estado relativas à telefonia fixa, móvel e acesso a internet. A reunião terá a participação do deputado federal José Augusto Curvo.

Diante da relevância do assunto para o Estado, também será entregue ao ministro Kassab o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada em junho de 2014 para apurar as dificuldades para os operadores garantirem tais serviços de telefonia nos Distritos e pequenos municípios do estado.

Como conclusão da CPI em 2014 foi proposto pelo seu presidente o Projeto de Lei nº 100/2014 referente ao Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas entre o governo do Estado, Prefeituras e Operadoras de Telefonia Celular. O Projeto prevê a viabilização de instalação de serviço móvel celular em 109 localidades rurais de Mato Grosso.

Fávaro tratará também do Projeto Piloto para Cidades Digitais, que tem o objetivo de modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio de tecnologia. O vice-governador irá sugerir o município de Lucas do Rio Verde para receber o programa.

Aviação

Finalizando a agenda em Brasília, às 19h30, Carlos Fávaro, acompanhando do secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, se reunirá com o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, para tratar do Programa de Aviação Regional e do Programa de concessão de aeroportos.

+ Acessados

Veja Também