Fanfarra nas Escolas é homenageado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá

Fanfarra nas Escolas é homenageado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá
Assessoria

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Projeto Fanfarra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o professor Wagner Linhares Gomes e o servidor da Semed Adriano Gomes de Oliveira, que atuam, respectivamente, como regente e coordenador do projeto, foram agraciados, nessa segunda-feira (6), com moção de aplauso pela Câmara de Vereadores de Cuiabá.

“A partir de uma indicação da Associação de Músicos de Mato Grosso fomos destacados para receber a homenagem. Na oportunidade, nós apresentamos o projeto, explicando a todos os presentes como ele acontece”, conta Adriano, que comenta que os alunos são encaminhados ao aprendizado do instrumento depois de um teste de aptidão que verifica a afinidade que eles apresentam com cada um deles, como bumbo, surdo, pratos, cornetas e caixas de repique, entre outros. Todos os instrumentos são adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Rondonópolis.

Além da oportunidade ofertada aos estudantes para que aprendam sobre musicalidade, o projeto ainda seleciona aqueles que se evidenciam com um talento especial para as artes musicais para integrarem a Banda Municipal, com a concordância da família. O grupo ensaia toda quarta-feira à noite na Escola CPAC São José, onde aprende outros instrumentos, como tuba e tamborim.

Marcando presença em diversos eventos da cidade e de outros municípios, a banda já se apresentou no Sete de Setembro de 2018, em Rondonópolis, no aniversário de Jaciara, também no ano passado, e no Dia do Índio, este ano, no Casario. Está prevista para o dia 29 de maio, às 19 horas, uma apresentação na Uramb, na Conferência Municipal de Saúde.

Iniciado em 2018, o Projeto Fanfarra nas Escolas já beneficia 500 alunos do ensino fundamental da Rede Pública de Rondonópolis entre oito e 14 anos. Além de dez escolas da cidade, o Fanfarra nas Escolas também contempla duas unidades de ensino da Zona Rural: Bonifácio Sachetti, Gisélio da Nóbrega, Princesa Isabel, Irmã Elza Giovanella, Aparecida Vetorasso, Firmício Alves Barreto, CPAC São José, Vila Paulista, Edivaldo Zuliani e Rosalino Antônio da Silva, na área urbana, Dersi Rodrigues de Almeida, na Gleba Rio Vermelho e 14 de Agosto, no Assentamento Chico Mendes.