Famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz em Cuiabá aprenderam como confeccionar brinquedos educativos

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Vicente Aquino/Prefeitura de Cuiabá

Famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz em Cuiabá aprenderam como confeccionar brinquedos educativos

As famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência participaram de uma oficina sustentável de confecção de brinquedos educativos. Mesmo sendo transmitida de forma remota, a aceitação dos participantes foi exitosa. Durante os dois dias de trabalho, mais de 80 famílias atendidas pelo Criança Feliz no município, acompanharam do início ao fim, sem perder um detalhe sequer.

As reuniões ocorreram nos dias 13 e 14 de setembro, sendo envolvidas as unidades dos Centros de Referência de Assistência –Cras, dos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança. “Mesmo sendo um assunto que parece ser fácil e não passar de uma brincadeira, tem uma importância fundamental para contribuir com o aprendizado das crianças. Além do mais, a forma lúdica do aprendizado, faz com que elas entendam e tenham uma melhor compreensão dos temas trabalhados”, disse a coordenadora do Programa Criança Feliz em Cuiabá, Michelle Machado.

“Como estamos trabalhando de forma remota, em razão da pandemia do coronavírus, a prática de atividades envolvendo os pais e as crianças, favorece e muito no progresso no nosso trabalho. Além do mais, o Criança Feliz trabalha justamente isso, um desenvolvimento e um aprendizado eficaz desse público”, pontuou Michelle.

Cada equipe escolheu qual brinquedo confeccionar. No Cras Jardim Araçá foi confeccionado Jogo da memória com tampas de garrafas pet. No Cras do CPA foi um brinquedo lúdico com caixa de papelão. No Jardim União, foi escolhido o tabuleiro geométrico. Já no Pedregal foi produzido um brinquedo de classificação das cores primárias. O Bilboquê de garrafas pet foi feito no Centro de Referência do bairro Planalto. As famílias assistidas no bairro Pedra 90 produziram o basquete na caixa. E por fim, no Cras Nova esperança será feito um pebolim manual.

“O mundo do “faz de conta”, no qual as crianças imaginam que estão vivenciando determinadas situações, estimula a criatividade e vários outros fatores. Quanto mais a criança tiver que pensar, imaginar, memorizar, criar estratégias, lidar com suas frustrações, melhor será o seu desenvolvimento. O ato de brincar, vale lembrar, está previsto no Estatuto da criança e do Adolescente- ECA, ou seja, é um direito da criança”, finalizou.

Em Cuiabá, as ações do Programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Foram executadas diversas ações, sendo essas planejadas nos mais diferentes setores, inclusive com a Rede Intersetorial por meio de um diálogo conjunto entre instituições parceiras com a finalidade de ampliar e divulgar os trabalhos realizados pelo Programa Criança Feliz no município de Cuiabá.

O último quantitativo aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 751 beneficiários, sendo 707 crianças de 0 a 3 anos, 34 gestantes e 10 crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

O programa é executado nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS, nos bairros Jardim Araçá – CPA – Jardim União – Pedregal – Planalto – Pedra 90 – Nova Esperança.

PROGRAMA CRIANÇA FELIZ- O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de entrosamento entre a Rede, pois para realizar o atendimento às famílias beneficiárias do programa, a equipe de colaboradores deve estar totalmente inteirada dos programas e serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Rede, e vice versa, proporcionando conhecimento e interação de qualidade em prol dos principais objetivos do programa: o desenvolvimento infantil e fortalecimento do vínculo familiar.

+ Acessados

Veja Também