Famato abre 25ª Semana da Agronomia da UFMT

Redação PH

Redação PH

agrihub lança série de vídeos sobre os problemas das propriedades rurais de mt

Famato abre 25ª Semana da Agronomia da UFMT

O presidente do Sistema Famato Normando Corral participou segunda-feira (23/10) da abertura da 25ª Semana da Agronomia promovida pela faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Estudantes e profissionais da área participam do evento que vai até sexta-feira (27/10), no auditório Helmut Forte Daltro (conhecido como batatão).

O tema deste ano é “Do campo à mesa: desafios e perspectivas”. O objetivo é ampliar a visão dos estudantes e proporcionar novas oportunidades profissionais, incentivando a carreira dos engenheiros agrônomos.

Em sua palavra de abertura, Corral destacou o que diferencia as gerações nos dias atuais. “Na minha geração e nas que me antecederam, nosso objetivo era expansão agrícola, com a abertura de novas áreas para produzir. Para a atual geração, o foco é a expansão agrícola por meio do conhecimento”, comparou.

Corral falou sobre a importância de aliar produção e preservação ambiental. “Nós, produtores, e os profissionais do agro temos a preocupação com o meio ambiente, pois é ele a nossa via de trabalho. Temos que protegê-lo. Queremos o diálogo baseado na técnica e, principalmente, na ciência. E vocês, futuros agrônomos, são responsáveis em se dedicar a esta ciência”.

O professor da UFMT e um dos organizadores do evento Carlos Caneppele disse que a semana é uma boa oportunidade para os estudantes trocarem informações com os profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

O curso de Agronomia da UFMT existe há 43 anos e já formou quase dois mil profissionais que hoje atuam em diversas áreas, informou a coordenadora do curso Aline Regina Piedade. “A Semana da Agronomia é uma oportunidade de aumentar o nosso contato com os colegas, profissionais, e fortalecer as parcerias com as entidades, por exemplo, a Famato”.

Na programação constam palestras sobre assuntos específicos como: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), controle integrado de pragas, restauração de áreas preservadas, armazenamento de defensivos agrícolas, adubação, biotecnologia aplicada à produção de etanol de cana-de-açúcar, entre outros assuntos.

Na terça-feira (24/10), às 16h30, o gestor técnico do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) Ângelo Ozelame fará uma palestra sobre “Comercialização de commodities agrícolas – perspectivas da produção nacional”.

Além das palestras, haverá mini-cursos e visita técnica a uma fazenda experimental da UFMT.

+ Acessados

Veja Também