Falta de credibilidade do governo contribui para alta do dólar

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Falta de credibilidade do governo contribui para alta do dólar

A falta de credibilidade do governo é um dos principais fatores para a alta expressiva do dólar. A avaliação é do colunista de economia da Bandnews FM, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Ontem, dia 05, a moeda americana chegou a bater R$ 3 pela primeira vez em dez anos e fechou o dia em alta no valor de R$ 2,98.

Mendonça de Barros acredita ainda que as atuais disputas entre Planalto e Congresso passam para investidores uma sensação de falta de liderança no país. “A parte política está muito confusa, a cabeça da presidenta depois que ela fez essas mudanças na economia também está complicada”, afirmou.

Segundo o economista, com isso, entramos em um círculo vicioso. “O raciocínio do mercado é o seguinte: o dólar sobe, a inflação sobe, o Banco Central tem que subir os juros; se o BC sobe os juros, o apoio da presidente cai, a confiança no real se deteriora e o dólar tem que subir de novo”, acrescenta.

O economista destaca ainda que mais preocupante que a alta do dólar é o fato de 40% dos produtos consumidos pelos brasileiros dependerem da moeda americana, o que deve levar à alta nos índices de inflação.

+ Acessados

Veja Também