Falhas estruturais interditam principal ginásio esportivo de Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

Falhas estruturais interditam principal ginásio esportivo de Mato Grosso

O Ginásio Aecim Tocantins voltou a apresentar deficiências estruturais e deve ser interditado a partir desta quarta-feira. O parecer é de um corpo de engenheiros contratados pela Secretária de Cidades (Secid). Com histórico de problemas, o ginásio poliesportivo, que custou R$ 26 milhões, foi utilizado na Copa do Mundo como centro de mídia. Não há prazo para o início dos reparos, nem de quando ele voltará a ficar disponível. Atualmente, ele é gerido pelo Governo de Mato Grosso.

De acordo com o levantamento, os problemas são nos blocos que sustentam a estrutura do teto. O ginásio possui muitas fissuras e rachaduras, que fogem da dilatação normal do cimento, segundo laudo dos engenheiros.

Na reunião periódica entre as Federações esportivas de Mato Grosso ocorrido nesta segunda-feira, a falta da principal praça esportiva do estado foi lamentada, porque eles serão os mais prejudicados com a interdição.

Desde 2006, quando o ginásio foi entregue pela construtora da obra, ocorreram problemas que precisaram de reparos. Em 2012 a empresa Lotufo Ltda foi notificada pela ausência de instalação da rede elétrica no estacionamento, desnivelamento das rampas de acesso, pilares de estrutura, feitos de concreto armado, que precisaram ser revestidos com “camisa de aço”, dentre alguns outras situações. À época, a construtora afirmou que realizou a obra de acordo com o projeto.

Em 2014, a Auditoria Geral do Estado (AGE) voltou a registrar algumas irregularidades no ginásio. Existem várias ponderações a serem feitas para definir quem deve ser responsabilizado pelos danos causados.

O Ginásio Aecim Tocantins faz parte do complexo do Verdão, que contempla a Arena Pantanal e a piscina olímpica. Todos integram a concessão à iniciativa privada do local, que está em andamento.

Neste final de semana, Cuiabá será sede da Copa do Brasil de Vôlei Feminino, torneio que irá reunir as quatro melhores equipes do país. Sem o Aecim Tocantins, as partidas serão disputadas no ginásio do Colégio São Gonçalo.

+ Acessados

Veja Também