Falha em conector causou 3º ‘apagão’ no maior aeroporto de MT, diz Infraero

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado



Um problema num conector do sistema de fios do balizamento de pista do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, provocou o terceiro 'apagão' ocorrido na noite de quinta-feira (5), que durou aproximadamente duas horas. A informação é da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). O incidente provocou a suspensão de quatro pousos e uma decolagem. Essa foi a terceira vez em 15 dias que uma falha no sistema de iluminação ocorreu no aeroporto, que é o maior de Mato Grosso, provocando o cancelamento de voos.

Desde o dia 26 de janeiro, após o segundo 'apagão' do Marechal Rondon, técnicos da Infraero trabalham na troca dos mais de dez mil metros de cabos da pista. O serviço, que é feito na 'janela operacional' do aeroporto – durante períodos em que não há pousos e nem decolagens – deve ser finalizado em meados de março.

Os dois primeiros apagões do sistema de iluminação da pista ocorreram nos dias 23 e 25 de janeiro. Conforme a Infraero, as falhas foram causadas pelo mau tempo. Os raios e uma forte chuva registrados naqueles dias provocaram uma fuga de corrente elétrica. De acordo com a empresa, o sistema se desligou automaticamente por questões de segurança, depois que ocorreram falhas em dois trechos da pista.

Pior do país

Recentemente, a Secretaria de Aviação Civil, ligada à Presidência da República, divulgou pesquisa que classificava o aeroporto Marechal Rondon como o pior do país. A avaliação foi feita pelos próprios passageiros.