Faissal sugere auxílio da FAB e contratação de aviões agrícolas para combater incêndios no Pantanal

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Faissal sugere auxílio da FAB e contratação de aviões agrícolas para combater incêndios no Pantanal

Preocupado com uma série de queimadas que afetam a região do Pantanal mato-grossense, o deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de quarta-feira (12), no Poder Legislativo, uma indicação que cobra do governo de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) medidas necessárias para contenção e combate ao incêndio no estado.

Em uma das ações, o parlamentar pediu para que o governo estadual busque, junto ao Ministério da Defesa, o emprego de seus meios de coordenação e controle, em conjunto com o Corpo de Bombeiros local, bem como de aeronaves. Além disso, ele requereu a contratação da aviação agrícola brasileira, que é equipada e treinada para combater o incêndio.

“O  nosso gabinete buscou subsídios junto aos respeitados comandantes Antônio Carlos, Celso e Cabaça, cuja experiência somada resulta em mais de 50.000 (cinquenta mil) horas de voo em aviação agrícola, oportunidade em que fomos informados que possuímos no país cerca de 2.000 (duas mil) aeronaves com capacidade de efetuar um ataque eficiente aos focos de incêndio, sendo que 500 (quinhentas) estão alocadas em Mato Grosso e paradas nesse período de entressafra”, justificou o deputado do PV na tribuna.

Segundo Faissal, existem também brigadas civis treinadas para terminar o serviço em terra, uma vez que só o avião não resolve, ao passo que pequenas brasas sobreviventes podem reacender a fornalha.

“Esses aviões não precisam de pistas preparadas e podem operar a partir de estradas, fatos que se traduzem em velocidade e economia na operação.  Importante destacar ainda que FAB também presta esse tipo de serviço e inclusive realizou recentemente uma intervenção no Pantanal sul-mato-grossense, sendo disponibilizados na oportunidade uma aeronave C-130 especialmente modificada para a missão e helicópteros de grande porte para combate ao incêndio”, complementou.

+ Acessados

Veja Também