Faissal analisa demandas da região do Distrito Industrial para incluir em Frente Parlamentar

Faissal analisa demandas da região do Distrito Industrial para incluir em Frente Parlamentar

Faissal analisa demandas da região do Distrito Industrial para incluir em Frente Parlamentar

O deputado estadual Faissal Calil (PV) e sua equipe se reuniram com o empresário Francisco Almeida, presidente da Porto Seco e do Sindicato Mato-grossense de Armazéns Gerais, o objetivo do encontro foi para incluir a necessidade dos empresários do Distrito Industrial, na pauta da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá, da qual o parlamentar é o presidente.

De acordo com Francisco, mais conhecido como “Chico”, “é de interesse da classe empresarial o projeto comandado por Faissal que visa desenvolver a baixada cuiabana. A medida é ligada as atividades industriais da qual fazemos parte. Temos que atrair para Cuiabá, Várzea Grande e para a baixada cuiabana de forma geral as empresas para gerarem empregos e rendas.

O empresário ressalta que o “Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), já é uma eficaz ferramenta para a instalação de indústrias em Mato Grosso, porém, por questões de gestões passadas, atualmente quase nem existe mais. Além disso, precisamos também de uma nova engenharia tributária”.

“A visita é de suma importância para que juntos consigamos entender quais dificuldades que Mato Grosso tem para trazer indústrias para atuarem no Distrito Industrial e fomentar a economia da baixada cuiabana”, afirma Faissal.

O parlamentar acrescenta que “se faz incentivos em relação à importação dos produtos, quando na verdade deveria ter incentivos para o beneficiamento da matéria prima. Mato Grosso é o Estado em primeiro lugar em importação agrícola, mas não existe nenhuma fábrica de defensivos no Estado, o que encarece a compra para os produtores”.

“Um dos objetivos da Frente Parlamentar é procurar saber quais são as dificuldades que as empresas possuem, para não se instalarem em Mato Grosso. Alguns pontos já conseguimos detectar como alta tarifa da energia elétrica, a falta de logística, falta de capacitação de mão e obra e de incentivos fiscais. Vamos trabalhar em cima destes itens para auxiliar o desenvolvimento da região”, conclui o pevista.

A Frente será instalada em maio. Entre os trabalhos já previstos, está a apresentação, pelo deputado Faissal e sua equipe técnica, de um levantamento da situação de pobreza do vale do Rio Cuiabá.

“A pesquisa traça dados comparativos entre as 13 cidades mais ricas de Mato Grosso e aos 13 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá, com demonstrativos de itens como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH ) e  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBP)”, informou o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também