Fagundes alerta para a falta de investimentos no futebol Mato-Grossense

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

Fagundes alerta para a falta de investimentos no futebol Mato-Grossense

Durante reunião da CPI do Futebol nesta quarta-feira (28), que convidou presidentes de federações estaduais do esporte para debater o aprimoramento legal e competitivo do futebol nacional, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) chamou a atenção dos presentes para a falta de investimentos na modalidade, em Mato Grosso.

Segundo Wellington, ações pontuais de governo, como a facilitação da liberação da Arena Pantanal para a utilização dos clubes mato-grossenses, bem como a atração de jogos de times de outras regiões para o Estado e principalmente o investimento no futebol de base, evitam cortes no setor e fornecem condições para que o esporte cresça.

“Futebol representa alegria para o Estado. E uma alegria que deve ser iniciada na base. Isso porque, se investimos no atleta quando criança, principalmente se possibilitamos aos menores carentes a oportunidade de frequentarem escolinhas e centros esportivos e de lazer, além de os tirarmos das ruas e do ócio, ainda garantimos que eles desenvolvam seu potencial esportivo e moral, fazendo com que eles cresçam sendo atletas cidadãos”, assegurou.

Outro investimento levantado como necessário por Fagundes é o término das obras no Centro de Oficial de Treinamento Barra do Pari, em Várzea Grande. “É uma obra que falta pouco para acabar, menos de 30 por cento. Cada esforço empenhado ali transformará pessoas comuns da região em atletas de renome”, garantiu.

O presidente em exercício da Federação Mato-grossense de Futebol (FMFMT), João Carlos Oliveira, compareceu à audiência pública e endossou a necessidade de investimentos na base ao afirmar que, “mesmo já existindo a obrigação para as equipes profissionais desenvolverem as categorias de base, ainda há mil e uma escolinhas que precisam de investimentos e incentivos”.

Com relação ao COT-Pari, João ressaltou a necessidade de o Governo do Estado realizar comodato para passar à Prefeitura de Várzea Grande e à Polícia Militar a gestão do centro de treinamento, no sentido de existir maior proximidade entre a prefeitura e os cuidados necessários na arena esportiva.

O presidente da FMFMT também destacou o potencial do Estado em produzir ídolos do esporte. “É o caso dos jogadores Rogério Ceni, revelado pelo Sinop FC; Valdívia, de Jaciara (atualmente joga no Internacional); Beto (ex-jogador do Flamengo), nascido em Cuiabá; e o “Gaguinho” (ex-Flamengo, Guarani e Figueirense), nascido em Rondonópolis”, conta.

+ Acessados

Veja Também