FAB apoia operação de combate a incêndios no Chile

Redação PH

Redação PH

fab apoia operação de combate a incêndios no chile

FAB apoia operação de combate a incêndios no Chile

Desde segunda-feira (30), equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) atuam no combate aos incêndios na floresta da região de Bio-Bio, no Chile. De avião, os 28 militares sobrevoam a área para conter as chamas. A cada decolagem, pelo menos 12 mil litros de água são lançados para controlar o fogo.

O governo brasileiro ofereceu apoio ao Chile depois que o país decretou situação de emergência após serem detectados mais de 110 focos de incêndios florestais. Ao todo, 11 pessoas morreram e 379 mil hectares foram consumidos pelas chamas.

De acordo com o comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa, Tenente-Coronel Marcelo da Silva Ribeiro, o grupo atuou até próximo das 22h, enquanto havia luminosidade. “Fizemos a quarta e última saída próximo do pôr-do-sol. O ponto de combate foi em uma área de floresta próxima à área habitada”, explicou.

Segundo o Adido Aeronáutico do Brasil, Coronel Aviador Paulo Cesar Andari, a Força Aérea vai atuar dentro das solicitações da Corporación Nacional Forestal (Conaf), que coordena a ajuda internacional. “A ideia é atender o dia todo, com as tripulações se revezando. A FAB vai atuar onde os brigadistas não chegam”, afirma.

Ajuda internacional

De acordo com o gerente do aeroporto Carriel Sur, Daniel Aravena Ojeda, o local é usado como base de operações da FAB e também pelos brigadistas da Conaf, para atuar em emergências no sul do Chile.

“As operações do aeroporto foram transformadas para a recepção de toda colaboração e ajuda dos países como Brasil, Colômbia e Espanha", afirmou.

Na avaliação do gerente, a colaboração internacional, por meio do uso de aviões equipados, torna as ações contra o fogo mais efetivas. “Por meio da atuação da aeronave da Força Aérea do Chile e das aeronaves da Força Aérea Brasileira podemos ter uma melhor ação contra o fogo. A ajuda das aeronaves que estão decolando de Santiago, como o SuperTanker 747 e o Ilyushin IL-76, também são um grande apoio”, conclui.

+ Acessados

Veja Também