Exposição no Sebrae une arte e sustentabilidade

Redação PH

Redação PH

exposição no sebrae une arte e sustentabilidade

Exposição no Sebrae une arte e sustentabilidade

Prossegue até sexta-feira, 10, no Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), a exposição Morte & Vida – Meio Ambiente, reunindo artes plásticas, vídeo, intervenções. Organizada pela Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae em Mato Grosso, a exposição marca a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente e a semana ambiental e apresenta obras dos artistas plásticos Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jânio Borges, Maurílio Barcellos, Miguel Penha, Regina Pena, Roberto Almeida, além de videopoemas de Luiz Marchetti , mostra Guará de cinema ambiental, assinada por Carol Araújo, instalação sobre córregos de Cuiabá com foto de Juliano Duarte e "texto poético” de Calixto Barbosa Neto, ambos colaboradores do Sebrae MT.

Nos dias 8 e 9, quarta e quinta-feira, das 15 às 17 horas, no auditório do CSS, o público poderá conferir os filmes da Mostra Guará – Festival de Cinema Ambiental, organizada por Carol Araújo. Serão apresentados os filmes "Céu e Água" MT – 52mim; "Consumidouro" PR – 12 min; "Sete Voltas" SP – 25 min; "Olhar de João" GO – 21 min; no dia 8. E "Ao Relento"- MT/Portugal – 20 min; "Naiá e a Lua" SP – 13 min; "O Semeador Urbano" – GO 17 min; "O Gigante do papelão"- RJ – 11 min; "O outro lado do Rio"- MT – 25 min, no dia seguinte.

A abertura da exposição, na manhã de segunda-feira, contou com intervenção do coletivo Não Reclame do Calor Plante uma flor/Quem planta árvore colhe sombra, coordenado por Ruth Albernaz. O grupo fez o plantio simbólico de pé de aricá, no jardim do CSS, ao som da voz de Vera Capilé, que cantou também ao explicar que o coletivo nasceu em setembro de 2012 como um momento de pessoas que querem uma Cuiabá muito mais bonita e mais verde, como era na sua infância.

A diretora técnica do Sebrae, Leide Katayama, destacou que o CSS é um laboratório vivo de práticas de sustentabilidade, economia criativa e cultura. "Nós sempre vamos atuar juntando sustentabilidade e cultura, num processo de construir uma economia de base sustentável. Esse é o legado que nós do Sebrae queremos deixar para Mato Grosso”.

Marta Torezam, gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae MT, e uma das curadoras da exposição, ao lado de Magna Domingos, ressaltou a importância de unir cultura e sustentabilidade e destacou que o prédio do CSS estará cada vez mais aberto a projetos culturais, especialmente de formação de plateias de música erudita. "Estamos avaliando com a diretoria a possibilidade de abrir para eventos mensais dessa natureza”, disse ao apresentar o músico Fernando Pereira e sua aluna Lidi Elis, que tocaram ao violino três músicas – "Índio” e "Luz do Sol”, de Caetano Veloso; e "O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns. Para Fernando, a educação e a sustentabilidade têm que ser colocados como um valor social.

Magna Domingos destacou que a escolha das obras foi feita no acervo do Sebrae MT e também entre artistas que já atuam com a temática social e que fazem uma reflexão sobre a questão do meio ambiente. Ela também destacou a importância de ocupar o espaço do CSS com manifestações culturais.

Parte da produção do videomaker, produtor cultural e jornalista Luiz Marchetti também integra a exposição. O público pode conferir a coletânea de videopoemas com textos de Afonso Alves, Marilza Ribeiro, Lucina Persona e Ivens Scaff, músicas de Macaco Bond e Ebinho Cardoso, que abordam questões como tempo, meio ambiente, destruição, com situações de impacto que chamam atenção para os temas.

A exposição pode ser visitada até sexta-feira, com entrada franca.

+ Acessados

Veja Também