Exposição mostra documentos históricos para alunos de Tangará da Serra

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Exposição mostra documentos históricos para alunos de Tangará da Serra

Os olhares atentosdas crianças que cursam oensino fundamental emescolas estaduais de Tangará da Serra não deixaram passar nenhum detalhe da exposição “Mato Grosso em Documentos”, oferecida pela Superintendência de Arquivo Público durante a 10ª Caravana da Transformação. Mais de mil alunos visitaram a exposição por meio do Circuito Cultural, que guiou crianças pelos estandes do evento.

Documentos que contam a história de Mato Grosso em painéis, e uma apresentação interativa com documentos que mostram o desenvolvimento da região fizeram parte da mostra itinerante. Conforme a superintendente do Arquivo, Vanda da Silva, é um trabalho que mostra para a população em geral a relevância da guarda de documentos, e como isso é importante para preservar a história.

“Temos um acervo setecentista, com mais de 300 mil documentos, e a ideia é divulgar para que as pessoas possam conhecer o que guarda o Arquivo Público. É muito importante a participação das crianças, pois elas aprendem vendo os documentos que a história é feita pelas pessoas, e elas podem fazer a história”, explica.

Conforme a professora da Escola Rural Patriarca, Elizabete Ribeiro, a turma de estudantes recebeu com muito entusiasmo a participação no Circuito Cultural, e na exposição do Arquivo Público. “É importantíssimo esse momento para as crianças, elas tem uma realidade muito diferente das crianças que estão na capital. Só assim eles vão ter conhecimento sobre a memória e a história do seu povo”, conta a professora.

Para os alunos da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, localizada no Assentamento Antônio Conselheiro, zina rural de Tangará, a história tem um significado mais presente na vida deles: a conquista da escola na localidade é marco para a comunidade, e está retratada na história do município, conta a diretora da escola Angela Cristina Alves.

“Na escola eles aprendem mais a história do Brasil, e menos da regional, pois não temos um material tão rico quanto esse. É importante também resgatar essa história, porque a escola por exemplo, começou de palha, depois de madeira, e recentemente de alvenaria. A história das escolas é dos alunos também, de todos nós”, acredita a professora.

Arquivo Público

Livros, revistas, jornais, fotografias e vários outros registros sobre a cultura, a vida social e a história de Cuiabá, do período Colonial (1500 a 1822), Imperial (1822 a 1889) até oRepublicano (1889 até os dias atuais),estão àdisposição de historiadores, pesquisadores, estudantes ou até mesmo de meros curiosos, no Arquivo Público de Mato Grosso. A instituição, uma superintendência da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), atua na conservação, descrição e catalogação desses documentos, disponibilizando-os para a consulta de qualquer cidadão.

Para ter acesso a outros registros da história de Cuiabá e do estado de Mato Grosso qualquer cidadão pode visitar oArquivo Público, localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no Centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 13 às 19h, de segunda à sexta-feira.

+ Acessados

Veja Também