Exposição dos trabalhos dos Projetos Cáritas pelas lentes de Valter Arantes no Rondon Plaza

Exposição dos trabalhos dos Projetos Cáritas pelas lentes de Valter Arantes no Rondon Plaza

Exposição dos trabalhos dos Projetos Cáritas pelas lentes de Valter Arantes no Rondon Plaza

O projeto Educação Infantil da Cáritas de Rondonópolis, iniciou suas atividades em 27 de agosto de 1979, após uma inspiração do Pe. Lothar Bauchrowitz enquanto assistia o programa “24 horas em prol da criança” apresentado pelo cantor Roberto Carlos, pela ocasião do Ano Internacional da Criança instituído pela UNICEF para o ano de 1979. Inicialmente, o projeto atendia 1.100 crianças entre três e sete anos de idade, em 22 unidades de creches nos bairros periféricos da cidade. Para a realização deste projeto, buscaram-se convênios primeiro com a Legião Brasileira de Assistência – LBA, a qual fornecia subsídio equivalente a um copo de leite por criança e, posteriormente com a Fundação Estadual do Bem Estar do Menor em Mato Grosso – FEBEMAT.

Desde a implantação do projeto Educação Infantil, em 1979, o trabalho de gestão, infraestrutura e supervisão nas Unidades era árduo, pois os subsídios dispensados pelos órgãos governamentais para cobrir as despesas de alimentação eram ínfimos; em contrapartida o valor de doações de famílias da Alemanha era o que realmente garantia e sustentava o projeto instalado na periferia da cidade.

Antes da chegada da FEBEMAT, o trabalho nas unidades infantis se dava sob contrato de regime voluntário. As funcionárias que faziam a alimentação recebiam orientações e conhecimentos básicos sobre higiene, valor nutritivo dos alimentos e preparação, e também noções de cuidados com as crianças. Para as pessoas que tinham o contato direto com as crianças, proporcionou-se orientações como: noções dobre o que é ser professor; e quem era o ser humano criança na “concepção de filho amado de Deus” – cf. Jo 3., merecedora de carinho, atenção, como direito a ser alegre, brincar e participar de atividades que as desenvolvessem física, psíquica e socialmente. Com o passar dos anos, as monitoras deixaram de ser voluntárias e passaram a receber mensalmente uma pequena contribuição proporcionada pela FEBEMAT. Em seguida, a mantenedora proporcionou a segurança trabalhista, assinando a carteira de trabalho com um salário melhor e também deu condições de incentivo financeiro para estudar pedagogia.

Padre Lothar: idealizador e mentor do projeto

Atualmente, a Cáritas de Rondonópolis mantém cinco unidades de educação infantil, atendendo 550 crianças nos bairros Vila Operária, Residencial Carlos Bezerra, Padre Rodolfo, Jardim Ipiranga e Jardim Iguaçu.

Neste ano celebramos, com muita alegria, o jubileu de 40 anos deste projeto que, com amor, dedicação e qualidade, já atendeu mais de 60 mil crianças gratuitamente em Rondonópolis e cidades vizinhas. Para bem celebrar o trabalho desenvolvido neste projeto, temos a “Semana da Educação Infantil – Cáritas Diocesana de Rondonópolis” de 25 de agosto a 01 de setembro com uma programação cheia de atividades festivas para as crianças, adolescentes, mães, idosos que são atendidos pelos projetos da Cáritas e, convidamos principalmente a sociedade rondonopolitana para participar e conhecer nosso trabalho.


PROGRAMAÇÃO:

Domingo – 25/08 – 16h: Missa de abertura da Semana da Educação Infantil na Praça Bom Jesus da Vila Operária;
Segunda-feira – 26/08 – Oficina de Criatividade em todas as unidades de educação infantil Cáritas;
Terça-feira – 27/08 – Oficina de Criatividade em todas as unidades de educação infantil Cáritas;
Quarta-feira – 28/08 – 10h às 22h: Exposição dos trabalhos dos Projetos Cáritas pelas lentes de Valter Arantes, no Rondon Plaza Shopping; 17h30: Apresentações culturais das crianças e adolescentes dos Projetos Cáritas no Rondon Plaza Shopping.
Quinta-feira – 29/08 – Oficina de brincadeiras nas unidades de educação infantil Cáritas;
Sexta-feira – 30/08 – Dia especial da família nas unidades de educação infantil Cáritas;
Domingo – 01/09 – 11h: Almoço da Solidariedade no Salão Paroquial da Vila Operária – R$ 25,00; 15h: Bingo da Solidariedade com 13 prêmios no Salão Paroquial da Vila Operária – R$ 10,00.

+ Acessados

Veja Também