Evento foca em recursos para a gestão de riscos e desastres naturais via Consórcios Intermunicipais

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Evento foca em recursos para a gestão de riscos e desastres naturais via Consórcios Intermunicipais

O Gabinete de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso realiza, nesta quarta-feira (20.12), em Cuiabá, uma agenda técnica voltada à captação de recursos para a gestão de riscos e desastres naturais, através da estrutura dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (CIDESAs) no Estado.

O GDR apresentará aos CIDESAs um modelo de captação de recursos, visando ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, voltadas à proteção e defesa civil.

Em trabalho conjunto que integra o GDR, a Defesa Civil de Mato Grosso, e a Câmara Especializada de Geologia, Minas e Metalurgia do CREA/MT, o intuito da agenda é demonstrar aos responsáveis pelos CIDESAs quais são as ações de mapeamento e prevenção de desastres naturais, e como as mesmas devem integrar-se às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável.

Para demonstrar a importância do tema e o alinhamento desse trabalho junto à Secretaria Nacional da Defesa Civil, participará do evento a Diretora do Departamento de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Adelaide Maria Pereira Nacif.

Serão abordados os seguintes temas: O que é Defesa Civil e Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Captação de Recursos para obras e projetos de prevenção mítica e preparação para desastres naturais; Elaboração de proposta para obtenção de recursos, sob a ótica da prevenção de desastre; Gestão técnica para aprovação de proposta de convênios; Gestão técnica para Execução de convênios; Gestão técnica para Prestação de contas e liberação de parcelas; Programa de prevenção de Risco de Desastre do Ministério da Integração.

Para o Secretário de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR), Antônio Carlos Paz, a presença dos representantes dos Consórcios é essencial para que sejam possíveis ações pontuais em Mato Grosso, considerando os desastres naturais ocorridos em 2017.

“Neste ano, 14 municípios em Mato Grosso decretaram situação de emergência. Construir ações capazes de mapear e prever possíveis desastres naturais – como enchentes e abalos sísmicos – é vital para organizar e trabalhar ações preventivas, que podem auxiliar aqueles municípios com menor estrutura e aporte financeiro, através do trabalho e organização dos Consórcios no Estado, apresentando maior eficiência preventiva”, afirmou.

SERVIÇO

EVENTO:Reunião Técnica: Recursos Para a Gestão de Riscos e Desastres Naturais Através dos Consórcios Intermunicipais em Mato Grosso

DATA E HORÁRIO:Quarta-feira (20.12), às 09h00

+ Acessados

Veja Também