Europa relembra vítimas de regimes totalitários em Dia da Fita Preta

Redação PH

Redação PH

itália se prepara para eleições em 2018 após presidente dissolver parlamento

Europa relembra vítimas de regimes totalitários em Dia da Fita Preta

Com a assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop, União Soviética e Alemanha concordaram em não se agredir mutuamente e dividir a Europa Oriental. O tratado, no entanto, foi descumprido.

Em 1939, teve início a Segunda Guerra Mundial, conflito marcado pela presença de regimes como o nazismo alemão, o fascismo italiano e o comunismo soviético.

“Embora o fim da Segunda Guerra Mundial tenha marcado a derrota do regime nazista, muitos europeus continuaram a viver sob regimes totalitários durante várias décadas”, diz o comunicado.

Osrepresentantes do parlamento afirmaram que a União Europeia foi construída com base em valores como dignidade humana, direitos fundamentais, Estado de direito e democracia, bem como na recusa do nacionalismo extremo. “Tais direitos e liberdades nunca deverão ser dados como adquiridos. Assumimos o compromisso de lutar por eles todos os dias.”

O pronunciamento ocorre poucos dias após o ato terrorista que matou treze pessoas em Barcelona e em um contexto europeu de medo e perplexidade diante do terror dos atentados.

Os representantes do Parlamento disseram que a Europa ainda sente ecos do extremismo, do nacionalismo, da xenofobia e do ódio e, ainda, que os horrores do passado devem servir como modelo de luta contra aqueles que pretendem ressuscitar ideologias totalitaristas, para que não voltem a ser cometidas as atrocidades do passado.

+ Acessados

Veja Também