EUA movem ação judicial contra Volkswagen por violações ambientais

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

EUA movem ação judicial contra Volkswagen por violações ambientais

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com um processo judicial civil contra a Volkswagen, alegando violação da legislação sobre a pureza do ar ao instalar equipamentos ilegais para prejudicar os sistemas de controle de emissões em quase 600 mil veículos.
As alegações do processo implicam penalidades que podem custar à Volkswagen até US$ 90 bilhões, segundo estimativas.
"Os Estados Unidos perseguirão todos os recursos necessários contra a Volkswagen para reparar as violações às leis de ar limpo de nossa nação", disse o procurador geral assistente John Cruden, da divisão de meio ambiente e recursos naturais do Departamento de Justiça.
O processo do Departamento de Justiça acusa a Volkswagen de quatro violações do Clean Air Act dos EUA, incluindo interferências do sistema de controle de emissões e não reportar as violações.
A porta-voz da Volkswagen Jeannine Ginivan disse que a montadora não tinha comentários a fazer imediatamente sobre a ação judicial.
Escândalo
A montadora alemã Volkswagen está sendo investigada nos Estados Unidos e em outras partes do mundo devido a uma manipulação feita em mais de 11 milhões de carros a diesel para adulterar os testes de emissões de poluentes.
Segundo a agência ambiental americana (EPA), a montadora utilizava um software que controlava a emissão de poluentes apenas no momento em que os carros eram submetidos a vistorias.
No Brasil, apenas a picape Amarok está envolvida até o momento. Cerca de 17 mil unidades precisarão atualizar o software neste ano.

+ Acessados

Veja Também