Etapa regional dos Jogos Escolares começa na região Centro Norte

Etapa regional dos Jogos Escolares começa na região Centro Norte
Estão inscritos 852 estudantes de 34 diferentes instituições de ensino públicas e particulares da região - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Nesta sexta-feira (17), mais uma fase regional dos Jogos Escolares da Juventude começa a ser disputada no Estado, desta vez em Nova Mutum (a 240 km da capital), sede da competição na região esportiva Centro Norte. A abertura do evento ocorrerá no ginásio poliesportivo Lauro Immich, às 19h, e contará com a.

Estão inscritos 852 estudantes de 34 diferentes instituições de ensino públicas e particulares da região. Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Santa Carmem e Tapurah, além de Nova Mutum, são alguns dos municípios representados na competição que vai de 17 a 22 de maio.

“A realização dos Jogos Escolares é uma das prioridades da Secretaria, pois além do fomento ao esporte, oportuniza a integração sociocultural, afasta das drogas, contribui para a inclusão social e para o aprendizado e crescimento pessoal dos estudantes mato-grossenses”, explica o secretário da Secel, Allan Kardec.

Nova Mutum será o segundo município a sediar a competição regional neste ano, recebendo estudantes de 12 a 17 anos de idade, divididos nas categorias A e B. O município de Alto Garças recebeu, no início do mês, as disputas da categoria B – que abrangem adolescentes de 12 a 14 anos, das regiões Sul/Sudeste. Até a primeira quinzena de julho, os Jogos prosseguem em outras oito regiões esportivas.

Partida de basquete da etapa regional realizada em Alto Garças/MT  – Foto: Divulgação Secel

A competição escolar reúne estudantes de todos os municípios do Estado na fase regional, em que são disputadas as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As escolas campeãs em suas respectivas regiões esportivas avançam para a etapa estadual, que ocorrerá nos meses de julho, agosto e setembro.

Para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e dos municípios-sedes.

Vistorias Técnicas

Desde março, equipes da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer já percorreram mais de 6 mil quilômetros para realizar visitas técnicas em todos os municípios-sedes dos Jogos Escolares. Nessas visitas, são definidas as providências para o bom andamento da competição, como paralisação das escolas, segurança, infraestrutura dos locais de disputas e de alojamento, além da organização da abertura.