Estudantes elogiam qualidade da alimentação nas Escolas Plenas de MT

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Estudantes elogiam qualidade da alimentação nas Escolas Plenas de MT

A qualidade da alimentação escolar foi um dos pontos positivos destacados pelos estudantes das 14 Escolas Plenas de Mato Grosso, que ofertam o ensino em tempo integral.

O resultado foi obtido durante o 2º Ciclo de Acompanhamento, realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), responsável por implantar o modelo no Estado.

O ciclo foi realizado de 3 a 12 de julho, com o objetivo de garantir o pleno entendimento e correta aplicação dos modelos de gestão e pedagógico na parte diversificada e as implicações no cotidiano das escolas que estão inseridas no modelo das Escolas Plenas. Os resultados foram apresentados pelo ICE ao secretário de Estado Marco Marrafon.

Romilda Santana, consultora do ICE, explicou durante a apresentação que os alunos elogiaram não só qualidade da alimentação escolar, mas também o sabor. “Eles disseram que a alimentação está muito mais saborosa”, afirmou a consultora.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar informou que, por se tratar de uma escola integral, as Escolas Plenas possuem um cardápio diferenciado das escolas regulares, com três alimentações diárias: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

“Temos um cardápio específico, que aposta em uma alimentação com maior valor nutricional, por conta do período que os estudantes ficam nas escolas e da rotina deles dentro das unidades”, disse a nutricionista Luana de Lima Leporoni, da Seduc.

Ela lembra ainda que a secretaria disponibiliza o cardápio para as escolas no site da instituição, com dicas de alimentos e valores nutricionais. “Sobre a qualidade da alimentação, também leva em conta a equipe que trabalha na cozinha, que é monitorada pela coordenadoria”, explicou.

Para acessar a página da Alimentação Escolar e conhecer os cardápios,clique aqui.

Protagonismo

Na Escola Plena Clêinia Rosalina de Souza, no Bairro Jardim Itamaraty, em Cuiabá, os alunos passaram a atuar na hora do almoço, organizando a fila para as refeições, controlando o fluxo dos estudantes. A iniciativa foi pensada para evitar o tumulto e despertar a consciência coletiva dos alunos, que passaram a servir suas próprias refeições.

Ana Vitória, de 15 anos, aluna do 1º Ano do Ensino Médio, conta que a organização no almoço foi um problema identificado no começo do ano letivo.

“Assim que os líderes das salas foram escolhidos, pensamos em uma maneira de resolver e colocamos em prática, nós mesmos, organizando tudo”, lembrou.

Agora, uma fila se forma próximo ao refeitório e os alunos são liberados de 20 em 20, para servir o prato e se acomodar.

Durante o ciclo, os professores ressaltaram o empenho dos estudantes na organização para as refeições diárias e, como consequência disso, a redução do desperdício.

+ Acessados

Veja Também