Estudantes de Técnicas em Agricultura visitam área no Parque de Exposições de Rondonópolis

Estudantes de Técnicas em Agricultura visitam área no Parque de Exposições de Rondonópolis

Estudantes de Técnicas em Agricultura visitam área no Parque de Exposições de Rondonópolis

Alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, passaram a tarde dessa segunda-feira em visita à Vitrine de Plantio, a novidade que fez sucesso durante a 47ª Exposul.

A equipe da Empaer, que trabalhou a área cedida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, apresentou o sistema de plantio utilizado e aprofundou sobre o sistema de mandala.

“É importante reforçar que no sistema de círculos o plantio favorece o manejo; promove a economia de água e de espaço; facilita o uso de fertilizantes orgânicos e agiliza até mesmo a colheita. Mandala se refere à círculo mágico que tem na representação geométrica a relação entre o homem e o universo, fala-se inclusive em a mandala servir de espaço sagrado”, explicou a nutricionista e extensionista rural da Empaer, Eliane Skiresinski Gonçalves de Oliveira.

O professor Sílvio Bueno Paulikevis que trabalha com os alunos do curso de Técnicas Agrícolas, disse que essa aula prática é importante para eles. “O curso é profissionalizante e durante três semestres os estudantes recebem todas as orientações teóricas. Esta turma se forma em dezembro e agora é hora de ir a campo para colocar em prática tudo o que os professores passaram em sala de aula”.

O professor disse que acompanha as ações na Vitrine de Plantio desde o início. “Trouxemos nossos alunos para visitar a área durante a Exposul, agora é a hora de receber as explicações da equipe da Empaer”.

A grande maioria dos estudantes é filho de pequenos e médios produtores rurais e o que aprenderem no curso profissionalizante será aplicado nas propriedades. “Quem não tem na família uma área rural, com esse curso fica fácil a colocação no mercado, já que os alunos saem da Escola bem preparados”, finalizou o professor Sílvio.

O presidente do Sindicato Rural, Aylon Arruda, garante que a parceria com a Empaer, Secretaria Municipal de Agricultura e Aeagro deu certo e poderá se repetir nas próximas edições da Exposul. “A área foi um sucesso de público e ainda estamos colhendo frutos desse projeto. Estamos entregando o resultado da Vitrine de Plantio para entidades assistenciais e ainda servimos de modelo para estudantes de Técnica e Engenharia Agrícola. Sem dúvida foi sucesso”.

+ Acessados

Veja Também