Estratégia Saúde da Família vai atender população do Grande São Mateus

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Estratégia Saúde da Família vai atender população do Grande São Mateus

Compartilhe:

Uma nova e moderna unidade de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) foi entregue pelo prefeito Kalil Baracat dentro da programação dos 157 Anos de Fundação de Várzea Grande, reforçando compromisso da gestão municipal com a saúde pública e com um atendimento digno para a população que precisa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade totalmente climatizada e informatizada, conta com quatro equipes médicas e uma equipe odontológica, o que vai possibilitar aos usuários do SUS, um olhar mais atento, diminuindo o tempo de espera no atendimento.

O compromisso da gestão em atender aos anseios da população do grande São Mateus com a melhoria da qualidade de vida dos moradores, oportunizando acesso a um serviço de qualidade foi cumprida pelo prefeito Kalil Baracat – nesta quinta-feira (09) – com a inauguração da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Vereador João Avelino Bulhões”. 

A nova unidade foi inaugurada e já começou a atender aos pacientes. “Aqui fazemos uma inauguração trabalhando, porque o que interesse é atender a população com uma saúde de qualidade”, disse o prefeito Kalil Baracat.

“A nossa obrigação enquanto agente público é de servir a nossa sociedade, por isso essa obra tão necessária e esperada é o cumprimento de nosso trabalho. Estamos hoje entregando uma unidade de saúde, mas temos ainda outro volume de obras que estamos fazendo. Já pavimentamos 6 quilômetros de ruas e avenidas e ainda estamos fazendo mais 7 km. Temos obras de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, antiga creche sendo construída e a escola municipal foi toda revitalizada e ampliada, e um novo CRAS que está sendo construído. Todos esses empreendimentos se devem às parcerias com os vereadores, com os deputados federais, com os senadores e com o Governo do Estado em um esforço para ajudar a cidade de Várzea Grande e sua população. Assim a gente vem trabalhando e cumprindo compromissos”, lembrou o prefeito Kalil Baracat.

Como prefeito e filho da terra, Kalil destacou a felicidade em poder ver os números de várzea-grandenses nascido desde a implantação da Rede Cegonha na Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo. “São mais de 4 mil crianças nascidas em Várzea Grande desde 2021 e isso nos enche de alegria”.

A nova unidade e o avanço de Várzea Grande na implantação de novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) preservam a dinâmica do SUS que é deixar as unidades de urgência e emergência (UPA e Hospital Pronto Socorro) para os casos mais graves e essas unidades para atendimento inicial, quando são resolvidos mais de 92% dos casos.

A secretária de Saúde, Maria da Graça Metello, disse que a nova unidade vai aumentar não somente o número de atendimento, mas também de pacientes. “Aqui teremos saúde preventiva e promoção de saúde. Aumenta também a área de cobertura uma vez que essa unidade vai atender o bairro São Mateus e regiões circunvizinhas”, destacou.

A secretária disse ainda que a unidade já está em funcionamento e que toda a população que for até a Estratégia Saúde da Família será prontamente atendida.

Natanael Matos, médico que há 23 anos atua na região, disse que além da alegria, tem o privilégio de poder participar da inauguração da unidade “Antes o trajeto para essa região era complicado e muito difícil, mas tínhamos que vir atender a população e nesse período todo pude acompanhar o desenvolvimento do bairro São Mateus.  Posso dizer que aqui não tenho pacientes, a maioria se tornou meus amigos, somos confidentes. Na unidade não somos concorrentes, somos colegas de trabalho e não tem ninguém superior ao outro, e a única coisa que nos difere é que nós médicos podemos ajudar em alguma coisa”.

O vereador Emerson Magalhães, que mora na região, agradeceu o prefeito Kalil Baracat por ter dado a comunidade a unidade de saúde. “Essa comunidade precisa dessa obra, e hoje além de qualidade de vida os moradores terão atendimento especializado. Além de corpo médico teremos atendimento odontológico tão necessário para essa região. Obrigado por nos atender nesse importante obra, tão necessária e bem-vinda a nossa população”.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, lembrou que a importância de uma obra desta envergadura, até porque todo um resgate teve que ser feito. “Essa assim como outras obras apresentaram problemas que exigiram novas licitações, novos orçamentos e mais recursos e principalmente o compromisso do prefeito Kalil Baracat e da Secretaria de Saúde em retirar a mesma do papel e transformar em realidade. Quando falo que os vereadores em sua quase totalidade apoiam o prefeito Kalil Baracat, é por causa do compromisso dele, do zelo com Várzea Grande e com um atendimento digno para com sua população”, disse o presidente do Legislativo Municipal.

Grávida de oito meses, Letícia Souza da Silva, moradora do bairro São Mateus disse que a localidade tinha uma carência de atendimento à saúde e com a nova unidade instalada na região além da melhoria na infraestrutura a comunidade terá mais benefícios nas prestações de serviços “, comemorou.

Confira mais fotos

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp