Estoque de leite materno cai e família de quadrigêmeos de MT pede doação

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

A família dos quadrigêmeos nascidos no último dia 7 de fevereiro voltou a pedir doação de leite materno. O estoque do hospital e maternidade infantil Femina, no qual os recém-nascidos estão internados, está baixo. Apesar de muitas mulheres terem procurado a unidade nas últimas semanas interessadas em ajudar os bebês, a maioria não pôde doar o leite materno porque não estava com os exames de sorologia em mãos, indispensáveis para a doação. A mãe dos quadrigêmeos, que nasceram com 31 semanas de gestação, morreu menos de 24 horas após ter dado à luz.

"A procura em ajudar os bebês foi grande, mas resultou em pouca coleta, por causa dessa ausência de exames. Hoje [18), por volta do meio-dia, não tinha mais leite no hospital para alimentar o Samuel [um dos quadrigêmeos]. Aí tivemos que ir até outro hospital pra buscar", disse o pai dos bebês, Sandro Mota.

Ele afirma que os quadrigêmeos estão bem e que precisam somente ganhar peso para poderem ir para casa. A meta é que cada um atinja 1,8 kg. Segundo Mota, Benjamim está com 1,5 kg, Ester está com 1,27 kg, Isaque está pesando 1,25 kg e Samuel está com 1,1 kg.

Os bebês são alimentados a cada duas horas, informou Mota. Após dias tomando somente leite materno, Benjamim, Ester e Isaque começaram a ingerir também um leite formulado específico para bebês. "Samuelzinho, que está menor, só pode tomar leite materno. Mas o Benjamim já consegue tomar o leite pela mamadeira", comemora o pai. Os outros ainda são alimentados por meio de um tubinho que vai até o estômago. O pai contou também que vai à Femina trêz vezes por dia para ficar com os filhos.

A administração do hospital informou ao G1 que as mães que quiserem doar leite materno devem levar os exames de sorologia realizados durante o período de pré-natal. A coleta do leite pode ser feita na própria unidade. E quem quiser coletar em casa pode levar o leite até o hospital – porém, deve estar armazenado e congelado em um frasco de vidro esterilizado, e com tampa de plástico.

As interessadas em doar leite materno – não só para os quadrigêmeos, mas para outros bebês internados que estejam precisando – podem também procurar o banco de leite do Hospital Geral Universitário e do Hospital Universitário Júlio Muller, ambos na capital.