“Estimativa é realizar cerca de 4 mil exames em 90 dias”, diz Cláudio Ferreira

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

“Estimativa é realizar cerca de 4 mil exames em 90 dias”, diz Cláudio Ferreira

Compartilhe:

Realizar entre 3 a 4 mil exames de mamografia e papanicolau é a estimativa do deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) sobre o atendimento do Sesc Mulher, em Rondonópolis, durante 90 dias. O parlamentar firmou a parceria com a Fecomércio para levar o serviço para o município.

“Sabemos que existe uma fila de espera muito grande aqui e a nossa ideia é colaborar para que as mulheres tenham boas condições de saúde”, destacou Cláudio, nessa quinta-feira (18), durante o lançamento dos serviços.

O parlamentar lembrou que as tratativas da parceria com a Fecomércio aconteceram em março deste ano, com o presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, e resultaram no oferecimento do serviço iniciado esta semana.

“Eu gostaria de agradecer a Fecomércio e ao deputado Cláudio por essa iniciativa de firmar tal parceria e trazer esses atendimentos para a região Sul do Estado. Aqui está aberto para receber todas as mulheres que precisarem”, convidou Neles Walter Ferreira de Farias, representante da Fecomércio.

A Federação, inclusive, pontuou que a região Sul se mostrou carente desse tipo de atendimento. Portanto, facilitar o acesso aos exames é primordial. Mônica Latorraca, também representante da Fecomércio/Sesc, explicou que as mulheres passarão por um rastreio e isso, consegue identificar casos de câncer.

“Conseguimos fazer aqui o pré-diagnóstico do câncer de mama ou do colo de útero e assim a mulher já pode iniciar o tratamento o quanto antes. Afinal, é sabido que quanto mais cedo for a descoberta, mais chances de boas respostas ao tratamento”, disse Mônica.

Esse trabalho, atentou Cláudio, é uma iniciativa inédita, pois se estende também a Santa Casa de Rondonópolis. Dessa forma, quando houver um diagnóstico positivo, a mulher será encaminhada para o tratamento na unidade hospitalar.

“Nós apoiamos qualquer iniciativa que possibilite a identificação do câncer com a maior agilidade possível. A Santa Casa vai receber essa mulher, fazer a consulta e todos os demais atendimentos que forem necessários, caso a caso. Isso é muito importante porque essa mulher poderá ficar aqui e não precisará ir para outros estados para fazer esse tratamento”, garantiu Tânia Balbinotti, presidente do Conselho de Administração da Santa Casa.
A carreta de atendimentos está localizada no estacionamento do Supermercado Tropical, localizado no Residencial Sagrada Família. Natanael Silva, representante do estabelecimento comercial, afirmou que a empresa tem como valor cuidar e melhorar a vida das pessoas. Com isso, não poderia ficar de fora de uma ação tão positiva.

“São 30 anos atuando com o propósito de melhorar um pouco da vida das pessoas e é o objetivo do projeto também é esse. É gratificante participarmos disso, esperamos que seja um sucesso”, comentou Natanael.

Ao final do evento, foi assinado o termo de parceria entre o deputado Cláudio Ferreira, os representantes da Fecomércio, Neles e Mônica, e a presidente do Conselho Administrativo da Santa Casa, Tânia.

Também estiveram presentes no evento, o vereador de Pedra Preta, Clayton Ferreira, Antônio Damião, gerente do Sesc, Cesar Romano, gerente do Senac, e os demais conselheiros administrativos da Santa Casa, Iracema Dinardi, Ernando Cabral e Carley Fernando.

Estrutura

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta do papanicolau. As pacientes aguardam o atendimento em uma tenda, montada ao lado do veículo, onde também são repassadas informações sobre a saúde da mulher.

O agendamento dos exames, que são gratuitos, é realizado através dos telefones (66) 99714 7821 e (66) 99665 3055. No agendamento, as mulheres recebem a indicação do dia e horário em que precisam comparecer para fazer os procedimentos médicos necessários, munidas com documento de identificação com foto e exames anteriores, caso os possuam.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas, e das 13 horas às 17h30.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp