Estiagem eleva preços de hortifrutigranjeiros na Ceagesp

Redação PH

Redação PH

agrihub lança série de vídeos sobre os problemas das propriedades rurais de mt

Estiagem eleva preços de hortifrutigranjeiros na Ceagesp

Os preços dos produtos hortifrutigranjeiros comercializados no maior centro atacadista do gênero da América Latina, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), subiram, em média, 4,88% em setembro. Essa foi a segunda maior alta do ano, influenciada pela estiagem prolongada, que afetou principalmente as frutas.

Até agora, o maior aumento este ano tinha sido registrado em fevereiro (5,78%), quando as cotações sofreram o impacto do excesso de chuva nas lavouras.

Apesar da alta dos preços em setembro, no acumulado do ano, o índice ainda aponta leve recuo, de 0,76%, em relação ao mesmo período de 2016. Já nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 0,11%.

Os preços das frutas aumentaram, em média, 7,9%, com destaque para a carambola (57,6%), o kiwi estrangeiro (55,5%), o mamão formosa (49,5%), o limão taiti (37,5%), o maracujá azedo (31,5%) e o maracujá doce (21,8%).

Também foi registrada alta no setor de pescados (6,1%) Já os legumes apresentaram queda de 1,11%; as verduras de (5,09%) e no setor de diversos, que inclui cebola, alho e batata comum, entre outros, houve queda média de 1,93% nos preços.

Em relação ao volume de vendas, em setembro, foram negociados 275,067 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, 4,82% mais do que em agosto. De janeiro a setembro, o volume cresceu 3,96% na comparação com o mesmo período de 2016.

+ Acessados

Veja Também