Estado vacina mais de 1 mil servidores e recuperandos em duas unidades penitenciárias

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Estado vacina mais de 1 mil servidores e recuperandos em duas unidades penitenciárias

O Governo de Mato Grosso vacinou mais de 1 mil servidores públicos e recuperandos em duas unidades penitenciárias do estado. A atividade imunizou 200 servidores e 768 detentos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), e 134 mulheres da Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis contra a influenza, doença viral febril, aguda, geralmente benigna,conhecida como gripe. A vacinação será realizada em todas as unidades do Sistema Penitenciário (Sispen).

A ação é resultado do trabalho entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh)e as secretarias municipais de saúde onde estão localizadas as mais de 60 cadeias, centros de detenção provisória e penitenciárias. A diretora da Cadeia Feminina de Rondonópolis, Silvana de Santos Lopes, e o diretor do CRC, Winkler Teles de Freitas, destacam que a ação, além de proteger a saúde de todos, promove também a ressocialização dos assistidos.

A vacina disponibilizada na rede pública em 2016 é trivalente, ou seja, proteje contra os seguintes vírus: Influenza A (subtipo H1N1), Influenza A (subtipo H3N2) e Influenza B (subtipo Brisbane). Febre, mal estar e dor no local de aplicação são algumas das reações esperadas pós vacina. “A vacina é indicada principalmente para a população vulnerável, como crianças (maiores de 6 meses e menores de 5 anos) e idosos (maiores de 60 anos)”, explica a enfermeira da Diretoria de Saúde do Sispen, Maraia Cristina Marquesi.

A Diretoria de Saúde esclarece que é aconselhável a administração da vacina àpopulação vulnerável, nesse caso reeducandos e quem trabalha no sistema prisional,mesmo aquelas que já a fizeram em anos anteriores, pois a vacinapossui validade de um ano e os vírus se modificam conformemaior incidência dos mesmos.

As pessoas com alergia comprovada aovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão (natural ou medicamentosa) deve receber orientações específicas médicas. Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem a melhoraprocesso para receber a vacina. Que está tomando antibiótico deve conversar com seu médico e seguir as orientações específicas para cada um.

Vale lembrar que medidas simples também auxiliam na prevenção da gripe e de muitas outras doenças, tais como lavar frequentemente as mãos e evitar o contato das mesmas nos olhos e na boca, manter os ambientes ventilados e tampar a boca ao tossir.

Sistema penitenciário

Os imunobiológicos serão disponibilizados para as demais unidades que ainda não receberam a vacina de acordo com a organização de cada equipe prisional. A vacinação nas penitenciárias e Centros de Detenção provisória (CDPs) são de responsabilidade da Sejudh, enquanto nas cadeias fica a cargo das equipes de saúde municipais.

+ Acessados

Veja Também