Especialista esclarece dúvidas sobre contratação de serviços de publicidade

Redação PH

Redação PH

especialista esclarece dúvidas sobre contratação de serviços de publicidade

Especialista esclarece dúvidas sobre contratação de serviços de publicidade

Desde a aprovação da lei nº 12.232/2010, que dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda, muito se discute sobre a legalidade de algumas licitações e as minúcias encontradas durante o processo de celebração do contrato. Ciente da necessidade de clarificar o entendimento sobre essa lei de tanta importância à administração pública, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) convidou o especialista Paulo Gomes de Oliveira Filho para debater com a sociedade alguns pontos controversos e que ainda geram dúvidas sobre o papel das agências de propaganda como intermediadora dos interesses públicos.

Conforme explicou o palestrante durante o evento que aconteceu no auditório da Escola Superior de Contas na manhã desta quarta-feira (16/08), com o tempo, os gestores entenderam que a lei geral de licitações, a 8.666/1993, já não conseguia alcançar a especificidade técnica que a contratação de serviços publicitários demandavam. Por isso, com a promulgação do novo regulamento, a administração pública conseguiu se proteger e se valer de mais transparência com a escolha das empresas com melhor capacidade técnica e viabilidade econômica.

"Há uma má informação de que a publicidade fazia propaganda do gestor, mas na verdade, a ideia é prestar contas à sociedade, conforme previsto na Constituição", completou.

Dentre os questionamentos esclarecidos pelo palestrante estão a participação dos certames pelas agências de publicidade, que devem possuir certificação de qualidade técnica concedida pelo Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP); e a possibilidade de complementação de atividades das agências com intermediação e acompanhamento do suprimento para fornecedores externos, formas inovadoras de publicidade nas redes sociais para contratação de mídias.

O secretário Executivo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), Luciano Bernart, demonstrou empolgação com o assunto ao dizer sobre a importância do TCE de Mato Grosso trazer este assunto à discussão aberta com a sociedade. "Vejo que o Tribunal de Contas está auxiliando no desenvolvimento do Estado porque, com o esclarecimento deste tema, está buscando uma uniformidade dos entendimentos técnicos, tendendo à pacificação do assunto no âmbito Estadual", definiu.

A coordenadora da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Josi Pegoraro, e a analista administrativa do setor de Licitações da mesma Prefeitura, Károle Sontag, percorreram os 350 km que separam o município da capital para buscar mais conhecimento sobre o assunto. Lucas do Rio Verde realizou recentemente a primeira licitação nos moldes da lei nº 12.232/2010, o que aconteceu com muito êxito.

"A licitação foi muito transparente e transcorreu dentro da normalidade. Este curso de atualização nos auxilia para que nos próximos consigamos obter os mesmos bons resultados, dentro da lei vigente", afirmou Károle. A coordenadora de Comunicação, Josi Pegoraro, completou que o conhecimento adquirido será compartilhado juntos aos demais servidores da Prefeitura e com a imprensa local. "O Tribunal de Contas sempre está disponível a nos qualificar e, dessa vez, decidimos vir até aqui buscar estas informações. Isso é muito importante para o nosso trabalho", concluiu.

+ Acessados

Veja Também