Espaço de Cidadania ofereceu 5.993 atendimentos à população

Redação PH

Redação PH

procon notifica cdl para que cobranças diferenciadas fiquem claras aos consumidores

Espaço de Cidadania ofereceu 5.993 atendimentos à população

O jovem Sidney Serene´Êwê Xavante nasceu no Xingu e mudou-se neste ano para Canarana com o objetivo de estudar. Durante a mudança ele perdeu todos os seus documentos. O problema foi resolvido na Caravana da Transformação, quando ele pode emitir sua Certidão de Nascimento, tirar fotos 3/4, solicitar a carteira de identidade, emitir a 2ª Via do CPF e plastificar o documento, tudo no mesmo local.

Todos esses serviços foram ofertados pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) nos “Dias D” da Caravana da Transformação, realizada no Estádio Municipal de Canarana na sexta-feira e no sábado (11 e 12.11). O trabalho foi realizado em parceira com o Cartório do 2º Ofício de Canarana.

Durante a Caravana da Transformação, foram solicitados e emitidos 554 documentos entre certidões de Nascimento e Casamento, carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador e carteira de habilitação. Foram prestados ainda 5.993 atendimentos pela Setas e parceiros no “Espaço de Cidadania”.

A economia é um diferencial para quem utilizou os serviços da Caravana. É o caso de Bruno Farias, natural de Guarulhos-SP, que mora desde os três anos em Cuiabá. Ele é um dos professores do atendimento estético realizado pela Setas em parceria com a Galvan Escola de Cabeleireiro no “Espaço de Cidadania” e aproveitou para solicitar a 2ª Via da Certidão de Nascimento.

“A minha certidão estava muito desgastada então não conseguia emitir outros documentos, fiquei impedido até de viajar. Decidi ir ao cartório em Cuiabá solicitar à 2ª Via, mas me cobraram 800 reais por todos os procedimentos, esse valor é quase o meu rendimento mensal, então não tinha como pedir o documento”, conta Bruna Farias.

Patrícia Fernanda Souza veio de carona com o tio de Água Boa (município a 91 km de Canarana). Enquanto o tio realizava consulta oftalmológica, ela solicitou vários documentos. “Aproveitei para economizar, só a certidão da minha menina seria 60 reais. Enfrentamos fila porque muita gente procura o atendimento, mas as pessoas são atenciosas. Enquanto peço o documento a minha filha se diverte nas outras atividades”.

Os moradores de Canarana receberam suas certidões de Nascimento e Casamento durante a Caravana da Transformação. Os documentos dos outros 19 municípios da região atendidos pela Caravana serão enviados para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no prazo de 90 dias. Já os documentos solicitados por moradores da capital do Estado devem ser retirados nos órgãos centrais.

Mais serviços

Franciele Oliveira mora na Vila Matinha, localidade a 53 km de Canarana. Ela aproveitou a Caravana para trazer o enteado para o atendimento odontológico. No local aproveitaram para pedir a 1ª Via do CPF do menino e cortar o cabelo.

“Estou de resguardo, mas não podia perder a oportunidade, vim solicitar a 1ª Via do documento de identidade e CPF do meu filho e arrumar os dentes dele”, conta Elvira Alves Guimarães acompanhada dos filhos Pedro de seis anos e Bianca de 21 dias.

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego Eduardo Driemeyer, afirma que a Superintendência emitiu 30 carteiras de trabalho na Caravana. “Existe um posto de atendimento na prefeitura de Canarana, mas a emissão não é imediata”.

Essa é a primeira vez que a Superintendência participa da Caravana, mas de acordo com Driemeyer a parceria deve se repetir. Ele explica que por conta de uma instabilidade no sistema a instituição não participou dos outros eventos, mas a partir de agora estará em todas as edições. Beneficiado pelo serviço, Milton Sanzoto perdeu a carteira de trabalho e precisa procurar um novo emprego, “estou feliz, vim e já resolvi a falta do documento na hora”.

Parceiro no Espaço de Cidadania, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou 655 atendimentos, entre palestras de educação no transito e informações sobre multas e documentos obrigatórios, o órgão ainda atendeu 53 solicitações de habilitação.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) atendeu 180 solicitações de carteira de identidade. A equipe técnica da Setas emitiu 21 declarações de hipossuficiência e realizou 1.766 plastificações, 2.574 fotocópias e atendeu 507 pessoas para fotos 3/4.

A equipe do Programa Emprega Rede sorteou cinco bolsas de estudo em cursos de qualificação em unidades de ensino de Canarana e ofereceu vagas com desconto de 65% em mais formações, realizando ao todo 449 atendimentos à população. O Cras de Canarana prestou informações, atualização e cadastro no CadÚnico.

+ Acessados

Veja Também